Ações de brasileiras listadas nos EUA têm valor similar a Ibovespa: boa oportunidade?

Bradesco BBI aponta que há diversificação entre ações das companhias listadas no exterior

Lara Rizério

Publicidade

Em um cenário de busca por melhores retornos, que tal olhar para empresas da América Latina – listadas no exterior?

O Bradesco BBI destaca a crescente lista de ações offshore (listadas no exterior) de empresas com grande exposição à América Latina, que agora conta com 77 empresas, apresentando uma capitalização de mercado um terço maior que o índice MSCI LatAm e superando o desempenho deste em 32 pontos percentuais no último ano.

Conforme destaca a equipe de estrategistas do BBI, liderada por Ben Laidler, as novas adições à lista oferecem uma diversificada gama de exposições, que vão desde cervejas e cafés até caminhões, FPSOs (plataformas de petróleo), fertilizantes e energia solar.

Especificamente sobre as ações do Brasil, com 17 ações de empresas do país listadas nos Estados Unidos e que agora possuem um valor de mercado equivalente ao índice Ibovespa, o BBI também foca em ações que podem se beneficiar da alta do ouro e das potenciais mudanças de tarifas dos EUA.

A “lista de ações offshore” é composta quase inteiramente por empresas que não estão no MSCI LatAm, o que proporciona uma oportunidade de “ações ativas” para investidores. Entre as empresas estão gigantes como Anheuser-Busch InBev e a Mosaic, além de empresas de setores emergentes como fintechs e energia solar.

“O desempenho das ações offshore da América Latina tem sido notável, com uma alta de 15% neste ano, alinhado ao MSCI LatAm, após uma performance superior de 32 pontos percentuais no ano passado”, avalia a equipe de estratégia.

Continua depois da publicidade

Esses papéis são beneficiados por uma combinação de menor custo de capital, maior liquidez e exposição a setores subrepresentados nos índices locais, como metais preciosos e serviços de petróleo.

Além disso, o BBI observa que as ações brasileiras listadas nos EUA têm uma capitalização de mercado que representa 100% do Ibovespa, destacando a discrepância entre essas ações e o índice local. Com um valor de mercado total de US$ 195 bilhões, essas empresas buscam múltiplos de avaliação mais altos e maior liquidez, levando à inclusão tardia de algumas delas no índice MSCI Brasil.

Os analistas do Bradesco BBI mantêm recomendações outperform (desempenho acima da média do mercado, equivalente à compra) para várias dessas ações, incluindo MercadoLibre (BDR: MELI34), Inter (BDR: INBR32) e Stone (BDR: STOC31), que têm demonstrado um desempenho superior ao índice MSCI Brasil nos últimos cinco anos.

Continua depois da publicidade

Matriz de ações offshore listadas com exposição de pelo menos 40% na América Latina:

Ações com exposição à LatAm (Fonte: Bradesco BBI)

ccc

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.