Ações da VCP devem abrir pregão em alta

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

As ações preferenciais da Votorantim Celulose e Papel (VCP) podem apresentar tendência de alta no início do pregão dessa sexta-feira.

A diferença de horário no fechamento das bolsas de São Paulo e de Nova York (a Bovespa atualmente fecha às 18h00, enquanto a NYSE fecha às 19h00 do horário de Brasília) cria uma oportunidade de arbitragem de curto prazo com as ações negociadas nos dois mercados. De forma geral, os ADRs de empresas brasileiras acompanham fielmente o desempenho das ações no Brasil. Desse modo, existe grande probabilidade que as distorções de preço geradas pela diferença de horários sejam fechada no pregão seguinte, podendo indicar a direção que a ação seguirá na abertura do mercado paulista.


As maiores diferenças entre o fechamento de São Paulo e de Nova York nessa quinta-feira foram VCP (+3,53%), Copene (+1,65%), Tele Leste Celular PN (+1,50%) e Tele Nordeste Celular (+1,33%), o que pode indicar tendência de valorização no pregão de hoje, uma vez que as cotações da Bovespa estão abaixo das cotações dos ADRs. Já do lado negativo, destacaram-se as diferenças nos papéis da Tele Centro Oeste (-2,32%), Copel (-1,44%), Ultrapar (-1,42%) e Tele Norte Celular (-1,07%), indicando tendência de baixa para o próximo pregão.
A existência de pequenas distorções entre as cotações é plenamente justificável por fatores operacionais, como liquidez dos papéis e custos transacionais, porém intervalos acima de 1,5% a 2,0% podem ser vistos como boas oportunidades de arbitragem.

Compartilhe