Ações da Lupatech (LUPA3) saltam cerca de 20% após companhia pedir fim de recuperação judicial

Companhia está em RJ desde 2015 e foi uma das mais impactadas pela Operação Lava Jato

Equipe InfoMoney

Publicidade

As ações ordinárias da Lupatech (LUPA3) fecharam em alta de 18,99% na sessão desta segunda-feira (16), a R$ 6,58. A alta veio após a companhia, fabricante de equipamentos para o setor de óleo e gás, ter anunciado ao mercado na última sexta que pediu o encerramento do seu processo de recuperação judicial (RJ), que se arrastava há quase oito anos.

Ainda no fato relevante, a Lupatech defende que cumpriu as obrigações que constavam no seu plano de recuperação judicial e que já conta com pareceres favoráveis do Ministério Público e do administrador judicial para encerrar a RJ.

A empresa efetuou o pedido de recuperação judicial em 25 de maio de 2015 na esteira da Operação Lava Jato.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Apesar de não ter sido acusada pelas investigações, ela tinha como seu principal cliente a Petrobras (PETR3;PETR4), com quase 90% do seu faturamento vindo da estatal. Em meio aos escândalos, a Lupatech, que chegou a valer mais de R$ 1 bilhão em 2008, foi desvalorizando, acompanhando a queda da sua receita em meio à crise da petroleira.

Além disso, em seu plano de RJ, a Lupatech também destaca que foi afetada pela crise de 2008. Em meio ao crédito farto e taxas de juros baixas antes do estouro dos subprimes, a empresa fez 17 aquisições entre 2006 e 2010.

“A digestão de tantas aquisições se provou mais difícil do que o antecipado. Sinergias previstas não se materializaram, resultando em uma rentabilidade inferior à prevista, ao passo que os juros começaram a subir, o Real se desvalorizou, e o preço do petróleo caiu”, diz a companhia no documento.

Continua depois da publicidade

Posteriormente, a Lupatech enfrentou ainda dificuldades por conta da pandemia da Covid-19, que arrastou a RJ por mais tempo do que o esperado.

Em setembro de 2022, a empresa pediu ajustes em seu plano de recuperação judicial, afirmando que foi afetada pela queda do preço do petróleo e também pela desvalorização do real.