Ações da Allianz se recuperam, em dia de forte queda da bolsa de Frankfurt

A Bolsa de Frankfurt fechou o pregão desta quinta-feira em forte baixa de 3,76% atingindo 3.007 pontos

Publicidade


SÃO PAULO – Pressionada pelos fracos indicadores norte-americanos divulgados nesta manhã e que evidenciaram o lento ritmo de recuperação da maior economia do mundo, a bolsa de Frankfurt fechou o pregão desta quinta-feira em forte baixa de 3,76% atingindo 3.007 pontos e acumulando forte baixa de 41,72% no ano.

Anúncio da Allianz impulsiona ações da seguradora

A seguradora alemã Allianz reafirmou aos seus acionistas que não tem planos de aumento de capital no curto prazo, para obter recursos no mercado acionário, aliviando alguns investidores e impulsionando as ações da empresa, que fecharam em alta de 1,56%, a maior do índice.

Vale lembrar que a Allianz também se recupera da forte queda de ontem, quando estava em seu patamar mais baixo dos últimos dez anos.

Não perca a oportunidade!

Produção industrial da zona do euro recua

Em julho deste ano, a produção industrial da zona do euro registrou forte recuo, apresentando uma queda de 0,90%, frente à diminuição 0,5% no mesmo período no ano passado, de conforme publicado pela pesquisa da agência oficial de estatísticas da União Européia divulgada nesta manhã.

A variação negativa de 1,1% na produção alemã foi a que mais influenciou o resultado. Vale destacar que, entre os 15 integrantes da União Européia, a produção industrial recuou 0,2% na base mensal e 0,7% na comparação anual.

Eleições se aproximam e disputa é acirrada

No próximo domingo a Alemanha será palco das mais disputadas eleições parlamentares desde 1976. Pesquisas anunciam que os dois principais partidos e as duas principais coalizões de governo estão empatados tecnicamente nas intenções de voto, uma vez que a margem de erro é de 2% para cima ou para baixo.

Continua depois da publicidade

Segundo pesquisa divulgada ontem pelo instituto alemão Forsa, o chanceler (premiê) Gerhard Schroder, do Partido Social Democrata (SPD), tem 40% das intenções de voto. O bloco conservador, formado pela coligação CDU-CSU, tem 38% das intenções. O restante dessas está distribuído entre os liberais, FDP, com 8%, os “verdes” com 7% e os ex-comunistas do PDS, com 4%.

Vale lembrar que na Alemanha os eleitores votam para o Bundestag, a câmara de baixo do parlamento, e o partido ou coalizão que tiver a maioria escolhe o premiê.

Índice fecha com duas altas: Allianz e Degussa

As duas únicas ações que encerraram o pregão desta quinta-feira em alta foram as da seguradora Allianz (+1,56%) e as da química Degussa (+0,14%).

Os papéis que registraram as maiores quedas da bolsa alemã foram os da re-seguradora MLP (-9,90%), os dos bancos Deutsche Bank (-8,07%) e Hypovereins (-6,92%) e os da empresa de software de gestão SAP (-6,67%).

Tópicos relacionados