Ações da AES Tietê e de outras duas empresas ficarão “ex” no próximo pregão

Veja as alterações previstas para a próxima quarta-feira

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – As ações de AES Tietê (TIET11), Cremer (CREM3) e Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE4serão negociadas “ex” no próximo pregão, segundo comunicado enviado pela B3 nesta terça-feira (23). Levando em consideração os proventos que serão distribuídos pelas units da empresa do setor de energia, o yield (provento pago por ação dividido pela cotação do papel) chega em 1%.

Confira a tabela dos proventos que serão distribuídos:

Ação Tipo de provento Valor bruto do provento por ação (R$) Yield (%)
TIET11 Dividendo 0,121175 1,05
TIET3 Dividendo 0,024235 1,03
TIET4 Dividendo 0,024235 1,02
CREM3 Dividendo 0,019130 0,12
EMAE4 Dividendo 0,93455 5,93

*Fechamento de 23/4

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Como pode-se observar, os proventos que serão pagos pela Empresa Metropolitana de Águas e Energia são os mais expressivos entre as empresas citadas, mas as ações preferenciais da empresa possuem restrita liquidez, o que torna uma compra extremamente arriscada, pois o investidor deverá encontrar dificuldades para sair do papel. Além dos dividendos que serão distribuídos, as ações da Weg (WEGE3) ficarão “ex-bonificação” no próximo pregão.

O termo “data ex” refere-se ao dia em que ocorrerão os ajustes nas ações na bolsa e a primeira sessão em que elas não garantirão mais ao investidor a remuneração pelo provento anunciado. Quem terminar o pregão anterior (“data com”) com os papéis em carteira terá direito ao provento, normalmente pago alguns dias ou meses após o ajuste.

Sempre que um dividendo ou juro sobre capital próprio é pago, a ação sofre um “ajuste” para baixo na data ex, que corresponde a essa “transferência de capital”, que passa do patrimônio da empresa para o bolso do acionista. Por isso, o ajuste de proventos não significa que o investidor “ganhou” ou “perdeu” dinheiro com a ação, apenas que esse capital passou de um lado para o outro.

Continua depois da publicidade

Quer aproveitar os dividendos e ainda pagar a menor corretagem do Brasil? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Confira a íntegra do comunicado da B3 sobre as alterações previstas para a próxima sessão:

Alteracoes previstas para o pregao de 25/04/2018:
 
AES TIETE E (TIET-N2)
Acoes e UNITs ex-dividendo.
 
CREMER (CREM)
EMAE (EMAE)
Acoes ex-dividendo.
 
GAIA AGRO (GAFL)
CRAs da 4a emissao, 1a serie, ex-juros e ex-amortizacao.
 
WEG (WEGE-NM)
Acoes ex-bonificacao.