Conteúdo editorial apoiado por

Ações chinesas têm rali, mas não dissipam pessimismo de investidores

Mesmo com a recuperação, alguns investidores alertaram para os problemas mais amplos que afetaram as ações nas últimas semanas

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) – A maior recuperação das ações chinesas em três meses não está ajudando muito a convencer os gestores de recursos de que o mercado está pronto para uma recuperação sustentada.

Depois de uma liquidação que levou um indicador das ações chinesas em Hong Kong a um mercado de baixa no início desta semana, as esperanças foram reanimadas nesta sexta-feira (2) graças aos membros do Federal Reserve, que sinalizaram planejar manter as taxas de juros na próxima reunião. O otimismo impulsionou as ações locais e regionais, principalmente empresas em crescimento que acompanham de perto as taxas.

O índice Hang Seng China Enterprises subiu 4,5%, a maior alta desde o início de março, com o indicador fechando seu primeiro ganho semanal em um mês. Um índice de ações de tecnologia chinesa subiu 5,3%. Os principais índices chineses estavam até então pairando perto dos níveis de sobrevenda, sugerindo que era hora de algumas compras.

Continua depois da publicidade

Mas, mesmo com a rápida recuperação do sentimento, alguns investidores alertaram para os problemas mais amplos que afetaram as ações nas últimas semanas – de uma recuperação econômica estagnada ao aumento das tensões sino-americanas. Até que essas questões sejam abordadas, a perspectiva parece, na melhor das hipóteses, nebulosa.

“Existem tantas preocupações macro na China, e eu seria cauteloso em perseguir qualquer rali no momento”, disse Paul Pong, diretor-gerente da Pegasus Fund Managers Ltd. “O yuan permanecerá fraco e isso não vai encorajar os fluxos para os ativos chineses”, acrescentou.

O pessimismo é profundo entre os investidores da China desde que o rali de reabertura teve sinais de fraqueza no final de janeiro. As apostas de que as ações logo se recuperaram se mostraram evasivas, levando os mais otimistas a reduzirem suas alocações. Os dados mais recentes sobre manufatura e serviços mostraram que a economia está em uma situação instável, enquanto a fraqueza do yuan acelerou as saídas.

Continua depois da publicidade

Em uma tentativa de apoiar a economia, as autoridades estão trabalhando em novas medidas de estímulo para o setor imobiliário em dificuldades, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.

A longo prazo, as tensões geopolíticas com o Ocidente provavelmente continuarão a pesar sobre os investidores em meio a evidências crescentes de que empresas estrangeiras estão começando a alinhar seus negócios longe da China.

O Morgan Stanley está demitindo pelo menos seis diretores administrativos, incluindo alguns banqueiros importantes da China, como parte de cortes mais amplos de empregos na Ásia. O LinkedIn da Microsoft Corp. planeja fechar seu aplicativo de empregos na China e cortar centenas de empregos, enquanto a Ford Motor Co. também planeja reduzir mais de mil empregos.

Continua depois da publicidade

Alexander Redman, estrategista-chefe da CLSA, que viu cerca de 70 investidores na Europa e em Cingapura no mês passado, descreveu seu consenso sobre as ações chinesas como “total desespero, desilusão e decepção”.

Os estrategistas do Goldman Sachs reduziram a projeção do índice MSCI China de 80 para 70, uma vez que reduziram as estimativas de ganhos e viram uma previsão mais forte para o dólar em relação ao iuan. Mas eles mantiveram uma recomendação overweight (exposição acima da média), acrescentando que as preocupações dos investidores foram precificadas.

Alguns preveem ralis de alívio no curto prazo, à medida que as esperanças de que a pausa nas taxas do Fed desencadeie ganhos nos mercados emergentes. A baixa alocação por parte dos investidores pode fornecer um bom cenário para ganhos, de acordo com Redmond Wong, estrategista da Saxo Capital Markets.

Continua depois da publicidade

O valuation também é favorável. O indicador Hang Seng China agora está sendo negociado a 7,6 vezes os ganhos futuros, abaixo da média de cinco anos de 8,4 vezes. No continente, o índice de referência CSI 300 avançou 1,4% na sexta-feira, com os estrangeiros adicionando 8,5 bilhões de yuans (US$ 1,2 bilhão) em ações onshore por meio de vínculos comerciais com Hong Kong. Essa foi a maior entrada líquida diária desde fevereiro.

O foco agora está na divulgação de novos dados nas próximas semanas sobre inflação e crédito para avaliar a saúde da economia.

“Eu realmente acho que há espaço para o mercado de Hong Kong se recuperar”, embora eles ainda fiquem atrás dos pares nos EUA e na UE, disse Dickie Wong, diretor de pesquisa da Kingston Securities. “Há muitas preocupações sobre se a recuperação econômica da China e a taxa de desemprego juvenil estão muito altas. A meta de 5% do PIB parece cada vez mais inatingível.”

©2023 Bloomberg L.P.