Ações asiáticas sobem após novo estímulo do Fed

Movimento de alta, contudo, foi contido pelo temor dos investidores sobre acordo para evitar o abismo fiscal

Reuters

Publicidade

TÓQUIO – As ações asiáticas ampliaram os ganhos pelo sétimo dia seguido nesta quinta-feira (13), depois que o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, tomou novas ações para impulsionar a economia.

O movimento de alta, no entanto, foi contido apesar na nova dose de medidas de injeção de liquidez do Fed, com investidores preocupados sobre se os Estados Unidos irão perder o prazo para evitar o “abismo fiscal”, cerca de 600 bilhões de dólares de aumentos de impostos e cortes de gastos programados para começar em janeiro.

O presidente da Câmara do Deputados dos Estados Unidos, John Boehner, afirmou na quarta-feira que “diferenças sérias” permaneciam com o presidente Barack Obama nas negociações do orçamento.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O fracasso de chegar a um compromisso até o fim do ano arrisca colocar a economia norte-americana em recessão e alimenta temores de que a frágil tendência de recuperação que está surgindo na China e em outros países seja prejudicada.

Às 7h45 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,19 por cento, depois de ter atingido máximas sucessivas em 16 meses desde 5 de dezembro. As ações sul coreanas avançaram 1,38 por cento.

“As medidas de afrouxamento do Fed vieram em linha com as expectativas do mercado, enquanto o estabelecimento de metas claras de inflação e desemprego superaram as expectativas e irão tirar as incertezas do fronte monetário”, afirmou o analista do Samsung Securities Kim Yong-goo.

Continua depois da publicidade

O banco central norte-americano se comprometeu com compras mensais de 45 bilhões de dólares em Treasuries (títulos do governo), além dos 40 bilhões de dólares por mês em títulos hipotecários que já começou a comprar em setembro. Mas o Fed também tomou uma ação sem precedentes ao indicar que as taxas de juros continuarão próximas de zero até que o desemprego caia a até pelo menos 6,5 por cento.

O índice Nikkei do Japão fechou em alta de 1,68 por cento, acima de 9.700 pontos pela primeira vez em oito meses devido a um iene mais fraco.

O mercado recuou 0,26 por cento em Hong Kong e a bolsa de Taiwan avançou 0,87 por cento, enquanto o índice referencial de Xangai perdeu 1,02 por cento. Cingapura subiu 0,48 por cento e Sydney teve ligeira queda de 0,02 por cento.

(Reportagem Chikako Mogi; reportagem adicional de Somang Yang em Seul)