Ações asiáticas caem por temores com abismo fiscal e Europa

Washington deve resolver o "abismo fiscal" encontrando um acordo para cortar o déficit norte-americano

Reuters

Publicidade

TÓQUIO – As ações asiáticas ampliaram as perdas nesta sexta-feira (9), ao passo que os mercados preocupavam-se com o “abismo fiscal” dos Estados Unidos e o risco disso colocar a maior economia do mundo em recessão, assim como dúvidas sobre um resgate funcional para a Grécia.

As perdas em ações globais na quinta-feira (8) pesaram sobre o índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, e às 8h21 ele recuava 0,42 por cento, depois da queda de 1,3 por cento do dia anterior, a maior queda percentual diária em dois meses. O índice caminhava para uma perda semanal de 0,4 por cento.

Washington deve resolver o “abismo fiscal” encontrando um acordo para cortar o déficit norte-americano antes que aproximadamente 600 bilhões de dólares em cortes de gastos e aumentos de impostos aconteçam no começo de 2013. Os mercados também estão observando o teto da dívida, que precisa ser aumentado para evitar um colapso.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O foco voltou para a economia depois das eleições nos Estados Unidos, com preocupações sobre o risco da zona do euro ressurgindo, enquanto os temores com o abismo fiscal pesam sobre o índice local”, afirmou o analista do IBK Securities Kim Soon-young.

Dados da China mostraram que a produção industrial e as vendas no varejo para outubro ultrapassaram as expectativas, enquanto a inflação ao consumidor anual desacelerou para o ritmo mais lento em quase três anos, dando às autoridades espaço para afrouxar ainda mais a política se necessário. Os dados, vindo na contramão do sentimento negativo geral, ajudaram a evitar maiores quedas nas ações asiáticas.

As ações australianas cederam 0,49 por cento e as sul coreanas caíram 0,52 por cento. O índice Nikkei do Japão fechou em queda de 0,9 por cento.

Continua depois da publicidade

O índice referencial de Xangai cedeu 0,12 por cento, enquanto Hong Kong caiu 0,85 por cento e Cingapura mostrou ligeira queda de 0,09 por cento. Por outro lado, a bolsa de Taiwan subiu 0,70 por cento.