Ações asiáticas caem com cautela antes de decisão do Fed

Bolsa australiana e de Xangai registraram os piores desempenhos, recuando 0,50% e 0,76%, respectivamente

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – As ações asiáticas tiveram leve queda em um pregão volátil nesta quinta-feira (13), antes da decisão do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, mais tarde. Mas investidores continuaram cautelosamente otimistas em relação a mais ações de estímulo para impulsionar a maior economia do mundo.

Pesquisa da Reuters mostrou que os economistas aumentaram suas apostas de uma terceira rodada de compra de títulos, conhecido como “quantitative easing” (QE), para 65% ante 60% em agosto.

“Qualquer boa vontade em relação a ativos de risco, provavelmente mais no terreno de câmbio, pode ser desfeita muito rapidamente se Ben Bernanke (chairman do Fed) falhar em trazer o que é esperado dele e da diretoria do Fed hoje”, afirmou o operador do IG Markets Chris Weston.

Continua depois da publicidade

“Dada a boa sequência nas ações e a queda do dólar desde junho, há uma possibilidade real (mesmo se nós tivermos o que queremos) que o clássico tipo de evento ‘compra no rumor’ e ‘vende no fato’ aconteça”, disse ele.

Às 7h44 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão perdia 0,2%, variando entre esse nível e alta de 0,2%.

As ações australianas e de Xangai tiveram os piores desempenhos, recuando 0,50% e 0,76% respectivamente, enquanto as ações sul-coreanas recuperaram-se de perdas iniciais e encerraram próximas da estabilidade.

Continua depois da publicidade

O índice Nikkei do Japão, por outro lado, avançou 0,39%, sustentado por ganhos em transportadoras e fornecedores da Apple, em meio a crescentes expectativas de afrouxamento monetário nos Estados Unidos.

A bolsa de Cingapura fechou praticamente estável, com oscilação positiva de 0,02%, enquanto Taiwan avançou 0,11%. Já as ações de Hong Kong recuaram 0,14%.