Publicidade
SÃO PAULO – As ações asiáticas caíram nesta terça-feira (11), à medida que os investidores se reposicionavam antes da decisão da Corte Constitucional da Alemanha sobre o fundo de resgate da zona do euro, que pode remover um risco para a Europa, e a reunião do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, que pode render um afrouxamento monetário amplamente esperado.
Às 7h53 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão tinha ligeira alta de 0,1%, depois de cair 0,5%, puxado pelos mercados chineses, com a bolsa de Xangai perdendo 0,67% e as ações de Hong Kong mostrando leve ganho de 0,15%, após chegar a cair 0,7% num movimento de realização de lucros.
“Os fundamento não melhoraram. Na verdade, a última série de dados sugerem que a desaceleração na economia chinesa pode piorar mais, portanto é difícil olhar além do curto prazo”, afirmou o estrategista de ações do Haitong International Securities Edward Huang.
O índice Nikkei do Japão recuou 0,70%, puxado por quedas em ações cíclicas, que são geralmente ligadas à saúde da economia.
As ações globais e o euro tiveram rali na semana passada depois que o BCE (Banco Central Europeu) divulgou seu esquema de compra de títulos feito para segurar o aumento dos custos de empréstimo de Estados altamente endividados da zona do euro.
“Os investidores estão cautelosos antes de grandes eventos no final desta semana”, afirmou o analista do HMC Investment & Securities Lee Young-won.
Continua depois da publicidade
A Corte Constitucional da Alemanha irá dar o veredicto na quarta-feira (12) que pode preparar o caminho para a ativação do esquema do BCE, enquanto a reunião de dois dias do Fed termina na quinta-feira (13).
A bolsa de Cingapura subiu 0,26%; Taiwan teve oscilação positiva de 0,03% e as ações australianas caíram 0,18%.