Bolsas asiáticas

Ação de empresa chinesa acionista da Evergrande dispara 32% após anúncio de fechamento de capital

Família controladora ofereceu um prêmio de 38% sobre o valor dos papéis no pregão anterior para adquirir a participação de minoritários

(Shutterstock)

SÃO PAULO – As ações da empresa Chinese Estates Holdings, ex-acionista majoritária da incorporadora Evergrande, dispararam 31,72% no mercado nesta quinta-feira (7) a 3,82 dólares de Hong Kong, após o anúncio de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) de ações da empresa.

Gerida pela família do bilionário Joseph Lau, que detém 75% do capital, a companhia se ofereceu para comprar as participações de acionistas minoritários por 4 dólares de Hong Kong cada papel, o que equivale a um total de 1,91 bilhão de dólares de Hong Kong (ou US$ 245 milhões) e a um prêmio de 38% sobre o preço antes desta sessão.

“Os diretores estão cautelosos e preocupados com o recente desenvolvimento do China Evergrande Group, incluindo certas divulgações feitas pelo China Evergrande Group sobre sua liquidez”, justificaram os gestores.

Esse movimento tenta blindar a Chinese Estates Holdings da crise da Evergrande, uma das maiores empresas do setor imobiliário chinês, e que enfrenta sérias dificuldades para arcar com uma dívida de US$ 300 bilhões.

As ações da Chinese Estates caíam 42% no ano antes de terem negociações suspensas no dia 29 de setembro em meio às preocupações dos investidores com o investimento da companhia na Evergrande.

De acordo com a administração, o fechamento de capital reduziria os custos necessários para manter a empresa listada e poderia trazer maior flexibilidade para implementar estratégias de negócios de longo prazo.

A Chinese Estates também tem investimentos no Kaisa Group, cujas ações também sofreram quedas nos últimos meses diante de temores a respeito da liquidez do setor imobiliário chinês.

Joseph Lau renunciou à presidência da Chinese Estates em 2014 depois de ter sido condenado por suborno e lavagem de dinheiro nos cassinos de Macau.

Analista da Clear apresenta plano detalhado para começar a construir uma renda diária utilizando a Bolsa de Valores. Inscreva-se grátis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE