Ação da Via (VIIA3) salta 11,3% superando expectativas no marketplace e em recuperação após 5 quedas

Analistas seguem divididos sobre a ação, também atentos ao cenário sobre a concorrência

Equipe InfoMoney

(Djalma Vassão/FotosPublicas)

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SÃO PAULO – Após uma sequência de cinco quedas e ainda acumulando perdas de cerca de 46% em 2021, as ações da Via (VIIA3) registram um dia de forte alta nesta terça-feira (21). As ações da companhia subiram 11,28%, a R$ 8,78. Na máxima do dia, os papéis 12,55%, a R$ 8,88.

A companhia publicou fato relevante mostrando crescimento acelerado ao longo do terceiro trimestre, conforme dados divulgados pela empresa são gerenciais, preliminares e não-auditados.

Entre os destaques no ano, a Via afirma que conseguiu sair de um patamar de cerca de 10 mil vendedores para 100 mil no marketplace em um prazo de nove meses, superando a estimativa inicial de alcançar até 90 mil em 2021.

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A estratégia de “Key Accounts” (ou contas-chave) também segue evoluindo de forma acelerada, segundo a empresa, com a entrada de importantes marcas nos últimos meses, que devem impulsionar ainda mais a evolução do GMV (ou vendas brutas de mercadorias, um importante indicador do setor).

Além disso, itens de cauda longa (que são mais rentáveis no longo prazo) seguem em forte crescimento no trimestre em comparação com o mesmo período de 2020, escreve a Via, com destaque para categorias de alta recorrência como bebidas (alta de 567% ano sobre ano); produtos automotivos (alta de 378% ano sobre ano); produtos para pets (alta de 230% ao ano); itens de casa e construção (alta de 130% ao ano); e produtos de beleza e saúde (alta de 120% ao ano).

Do ponto de vista da logística, a Via afirma que seu serviço Envvias já abrange 60% dos sellers que utilizam a plataforma e cerca de 20% dos pedidos de 3P já rodam em malha própria, com expectativa de aumento deste percentual até o final do ano.

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Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos, destaca que a Via já está faz algum tempo com uma postura mais agressiva na aquisição de sellers e deve continuar assim. “Ela teve também um reposicionamento de marca. Claro, há concorrentes que estão um pouco à frente, mas de qualquer forma há uma mudança no radar para ela”, avalia.

Do ponto de vista macro, cabe destacar, as ações não só da Via, como de outras companhias com exposição ao e-commerce, têm sofrido o impacto da alta das taxas de juros recente, que também torna mais nebuloso o cenário para o consumo. Além disso, dentro do setor de varejo, algumas apostas têm se dirigido para empresas mais voltadas ao comércio físico, uma vez que elas podem se beneficiar mais do relaxamento das medidas de restrição com o avanço da vacinação.

“De qualquer forma, a Via, com os dados apresentados hoje, mostra que está bem posicionada para questões que fogem um pouco de um calendário mais curto”, destaca Cruz.

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Já a equipe de análise da XP segue com a visão de uma dinâmica bem desafiadora para o setor como um todo, principalmente em termos de concorrência, inclusive com iniciativas de players internacionais como Amazon e Alibaba, o que deve trazer volatilidade para as ações do setor no curto prazo. Os analistas da casa possuem recomendação neutra para as ações VIIA3.

Analistas de mercado consultados pela Refinitiv que cobrem o papel seguem divididos com a ação: de 17 casas que cobrem o papel, 9 recomendam compra, 7 têm recomendação neutra e 1 de venda. O preço-alvo médio é de R$ 17,59, o que ainda representa um potencial de 123% em relação ao fechamento da véspera.

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