Ação da Didi, dona da 99, cai quase 23% na Bolsa dos EUA após restrições na China

Órgão regulador da internet chinês ordenou que lojas de aplicativos de smartphones parassem de oferecer o app da companhia

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Dias após levantar US$ 4,4 bilhões e fazer seu IPO na Bolsa de Nova York, a Didi Chuxing, que é dona da 99 no Brasil, registra uma forte queda de suas ações após um novo episódio de restrições a empresas de tecnologia na China.

Isso porque o órgão regulador da internet chinês ordenou no último domingo (4) que as lojas de aplicativos de smartphones parassem de oferecer o app da companhia no país, citando necessidade de proteção da segurança nacional e interesse público.

A Administração do Ciberespaço da China (CAC) abriu uma investigação oficial sobre como a empresa usa dados de clientes e agora ordena que a companhia faça alterações para cumprir as regras chinesas de proteção de dados.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com a notícia, as ações da Didi Global afundavam 22,8% na NYSE às 11h55 (horário de Brasília) desta terça-feira (6), no primeiro pregão da semana nos EUA. Ontem, os mercados americanos estavam fechados por conta do feriado de Dia da Independência (4 de julho).

Em comunicado enviado ontem à agencia Reuters, a Didi informou que a proibição do aplicativo teria um impacto adverso em sua receita na China, apesar de o serviço continuar disponível para os usuários existentes.

Leia também:
Investida da China contra big techs coloca IPOs nos EUA em risco; Didi Global está no foco

Continua depois da publicidade

Na avaliação da casa de análise Levante Ideias de Investimentos, o impedimento de oferecer o app na loja de aplicativos significa um gargalo para o crescimento da companhia, cujo preço embute uma elevada expectativa de crescimento.

Ainda que a situação não seja irreversível, os analistas afirmam que o risco afasta potenciais investidores e faz o mercado exigir um prêmio pelo risco adicional devido às incertezas legais.

Cabe destacar ainda que, segundo informou o Wall Street Journal citando fontes, a empresa foi advertida por reguladores para atrasar a oferta pública inicial examinar a segurança de sua rede, o que também gera discussões sobre a governança corporativa da empresa.

Quer trabalhar como assessor de investimentos? Entre no setor que paga as melhores remunerações de 2021. Inscreva-se no curso gratuito “Carreira no Mercado Financeiro”.