A reação das bolsas americanas em uma imagem após Trump pedir a suspensão da negociação de estímulos

Presidente pediu para funcionários da Casa Branca suspenderem as negociações sobre estímulos contra o coronavírus até a eleição do dia 3 de novembro

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Após passarem boa parte do pregão em alta ainda com o otimismo pela recuperação do presidente Donald Trump, os índices de ações dos Estados Unidos viraram e fecharam esta terça-feira (6) com queda de mais de 1%.

A piora aconteceu após Trump dizer para os funcionários da Casa Branca suspenderem as negociações sobre novos estímulos contra o coronavírus até a eleição do dia 3 de novembro.

Diante disso, o índice Dow Jones fechou com queda de 1,34%, aos 27.772 pontos, enquanto o S&P 500 recuou 1,40%, a 3.360 pontos. Já o Nasdaq teve perdas de 1,57%, para 11.154 pontos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O presidente Donald Trump participou de uma ligação com o líder da minoria na Câmara, Kevin McCarthy, o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, onde discutiram o plano de estímulos.

A chamada veio antes de uma conversa esperada entre a presidente da Câmara, Nancy Pelosi e Mnuchin, que têm mantido conversas para tentar encontrar um acordo. Nesta manhã, Pelosi emitiu um comunicado sobre a necessidade de mais estímulos fiscais, dizendo que “uma ação robusta é imediatamente necessária para evitar a catástrofe econômica da devastação da pandemia do coronavírus”.

Confira o gráfico do Dow Jones com o momento em que Trump falou, pouco antes das 15h no horário de Nova York, movimento que foi repetido tanto pelo S&P 500 quanto pelo Nasdaq:

Continua depois da publicidade

(Fonte: Refinitiv)

Mais cedo, o mercado já havia reduzido os ganhos após o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmar que a recuperação econômica dos EUA continua longe de ser concluída e ainda pode cair em uma espiral descendente se o coronavírus não for efetivamente controlado e o crescimento sustentado.

“A expansão ainda está longe (de ser) concluída. Nesta fase inicial, eu argumentaria que os riscos da intervenção da política monetária ainda são assimétricos. Muito pouco apoio levaria a uma recuperação fraca, criando dificuldades desnecessárias para famílias e empresas”, disse Powell em comentários preparados para discurso online à National Association for Business Economics.

“Os riscos de exagero parecem, por enquanto, menores. Mesmo que as ações de política (monetária) acabem se revelando maiores do que o necessário, elas não seriam desperdiçadas. A recuperação será mais forte e avançará mais rápido”, afirmou.

Semana dos Vencedores: aprenda a fazer operações com potencial de ganho de R$ 50 a R$ 500, operando apenas 10 minutos por dia, em um workshop gratuito!

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.