A melhor seleção de todos os tempos – escolhida por Big Data

Empresa selecionou 11 jogadores que "sairiam vencedores de qualquer copa do mundo da história".

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – As rodas de futebol sempre debatem quem são ou foram os melhores jogadores de futebol, principalmente em época de Copa do Mundo como a que vivemos. Mas imagina usar data science para definir uma seleção com os melhores de todos os tempos usando apenas dados estatísticos dos mundiais passados. Foi o que fez a empresa de software de big data Neoway.

Segundo a companhia foram selecionados 11 jogadores que “sairiam vencedores de qualquer copa do mundo da história”. O levantamento foi feito com base em dados de 8.898 jogadores, de todas as seleções participantes das Copas entre os anos de 1930 e 2014, usando um total de 28 variáveis.

A Neoway explica que, para cada jogador, o algoritmo leva em conta o números de jogos, vitórias, empates, derrotas, gols, cartões amarelos e vermelhos e o número de títulos. Em seguida foi adicionada uma sequência de pesos para estas variáveis: títulos, partidas e minutos jogados, nesta ordem.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A companhia explica que, se fosse levado em conta apenas esta ordem, a seleção “de todas as Copas” seria composta quase que em sua totalidade, por brasileiros, já que o Brasil é o país que mais vezes venceu o mundial. Com isso, foi definido que cada posição não poderia ter mais de um jogador brasileiro, tornando a seleção “mais justa, precisa, abrangente e dentro do contexto esperado no estudo”.

Leia também:
– Luka Modric, camisa 10 da Croácia, é odiado pela torcida e pode ser preso ao voltar para casa
– Como Cristiano Ronaldo pode fazer a Itália voltar a ter o maior campeonato de futebol do mundo
– O exemplo que a presidente da Croácia está dando para os políticos brasileiros na Copa

A seleção, portanto, ficou com um brasileiro em cada posição (gol, defesa, meio campo e ataque), sendo formada assim por: Claudio Taffarel (Brasil), Roberto Carlos (Brasil), Philipp Lahm (Alemanha), Fabio Cannavaro (Itália), Sérgio Ramos (Espanha), Maradona (Argentina), Jairzinho (Brasil), Iniesta (Espanha), Zidane (França), Pelé (Brasil) e Miroslav Klose (Alemanha). Veja a imagem do time abaixo:

Continua depois da publicidade

seleção

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.