99 instala câmeras em carros na Grande SP

Empresa começou nesta terça-feira (18) testes de monitoramento

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – A empresa de transporte por aplicativo 99 iniciou nesta terça-feira (18) testes com câmeras de monitoramento em seus veículos que circulam em São Paulo e na região metropolitana. O objetivo da medida é oferecer mais segurança e evitar qualquer tipo de incidente durante a viagem no app. 

A empresa espera que esse monitoramento ajude a identificar situações de risco e pessoas que cometam infrações. “A tecnologia vai operar aliada à inteligência artificial da 99, que monitora o perfil de todas as chamadas. Assim, o aplicativo pode identificar situações de perigo e tomar as medidas cabíveis”, diz, em comunicado.

Esse novo processo acontece em um momento em que a dona da 99, a chinesa Didi Chuxing, está reformulando procedimentos de segurança após uma passageira ser estuprada e assassinada pelo motorista na China. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A empresa explica que as câmeras serão instaladas tanto em carros de viagens compartilhadas como em táxis que atendem pelo app. E os veículos com câmeras serão devidamente identificados para que o passageiro saiba que está sendo filmado. Os motoristas desses carros vão assinar um termo de conformidade.

As imagens podem ser acessadas em tempo real, ficarão armazenadas na central da 99, e serão monitoradas 24 horas por uma equipe que inclui engenheiros de dados, psicólogos e até ex-militares. 

O objetivo da empresa é ampliar esse  tipo de procedimento de segurança para outras cidades do país e instalar também equipamentos de visão noturna. 

Continua depois da publicidade

“O dispositivo aumentará ainda mais o nível de monitoramento das viagens feitas pelo app, com foco em prevenção”, diz Leonardo Soares, Diretor de Segurança da 99. “O aumento de proteção será para os dois lados, passageiros e motoristas”.

A demanda por segurança está cada vez maior em aplicativos de transporte. A concorrente Uber também vem implementando novas formas de deixar sua plataforma mais segura – incluindo botão do pânico, limitação do acesso dos motoristas à localização dos passageiros, um recurso que bloqueia viagens com riscos de segurança, entre outros. 

Quer investir melhor seu dinheiro? Abra uma conta na XP. 

Tópicos relacionados

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.