80% da classe C já deixaram de comprar devido a alta de preços

Segundo pesquisa, os consumidores citaram alimentos como feijão, carne e tomate

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – O aumento dos preços está fazendo os consumidores mudarem de hábito. Uma pesquisa realizada pela Hibou, empresa de monitoramento e pesquisa, 98% de paulistanos classe C afirmaram já sentir no final do mês o aumento dos valores.

Desses, 92% reclamam do setor alimentício, 4% do vestuário e acessórios e 2% do setor de higiene e transporte.

Devido a estas condições, 80% dos consumidores já tiraram algum produto de sua cesta de compras. Alimentos como feijão (22%), carne (6%) e café (4%) foram citados, além do tomate (65%).

Continua depois da publicidade

“Mesmo sabendo que o tomate virou o vedete do momento, o que nos surpreendeu na pesquisa foram os outros produtos que aparecem como vilões das compras do consumidor” afirma a coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou, Ligia Mello.

Alimentação fora de casa
A pesquisa indica ainda que com o aumento dos preços, os restaurantes tiveram seus menus reajustados. Para aqueles que comiam fora na hora do almoço, pesou no bolso. Segundo dados 64% dos entrevistados almoçam ou levam de casa seu almoço e apenas 20% estão comendo na rua.Além disso, 16% preferem o meio a meio.

“Vimos que destes 20% que comem fora, 70% não consideram sua alimentação saudável, e gastam em média de 15 a 19 reais por refeição, em sua maioria, por pratos feitos ou comerciais seguidos da opção do quilo.”