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5 ações para enfrentar a pandemia: com lojas fechadas, Reserva conta como mantém o funcionamento, a equipe e o otimismo.

A pandemia do novo coronavírus está tendo um impacto ainda difícil de mensurar sobre as pequenas, médias e grandes empresas brasileiras.

reserva

Todos os tipos de negócio nos mais diversos segmentos e setores foram e estão sendo afetados de alguma forma pelas medidas de isolamento social necessárias para conter a propagação da Covid-19. As vendas no varejo caíram 16% somente no mês de março, segundo o IBGE. Mas, em meio a esse turbilhão, despontam as marcas que conseguem aliar valores inovadores, otimistas e humanos para enfrentar a crise. Uma delas é a Reserva, marca de moda carioca que adotou cinco medidas para atravessar esse período.

Além das iniciativas voltadas para colaboradores e clientes, a marca tem se dedicado a iniciativas de impacto social como o projeto 1p5p (1 peça, 5 pratos de comida), que junto ao Mesa Brasil do SESC e o Banco de Alimentos, já viabilizou a distribuição de mais de 37 milhões de refeições, desde seu início, em 2016. Além disso, a empresa está utilizando as sobras de tecidos para produção 28,6 mil máscaras de uso domiciliar  que serão distribuídas para as comunidades cariocas.

A Reserva recentemente recebeu a certificação “B Corp” (Empresa B), concedido a negócios que seguem padrões internacionais de desempenho social e ambiental, de responsabilidade e transparência. Com 100% das lojas físicas fechadas, a marca conta como mantém o funcionamento da operação e o quadro de funcionários completo.

  • Somos todos vendedores (STV)

Iniciado em setembro de 2019, o programa “Somos Todos Vendedores” selecionou 14 vendedores de lojas físicas para levar a experiência Reserva para e-commerce da marca, unindo os mundos on e offline. O objetivo era treiná-los para criar conteúdos em suas redes sociais oferecendo descontos exclusivos para compras no site, com direito à comissão por venda.

A empresa conta que a iniciativa já vinha dando resultados e a ideia era de ampliá-la aos poucos ao longo de 2020. Com a pandemia, o que era para acontecer em um ano, aconteceu em uma semana e todos os colaboradores da empresa, de todas as marcas do grupo, entraram no programa, que saltou de 14 vendedores para mais de mil. Até o momento, o projeto já registrou aumento de 300% nas vendas.

  • Compartilhe e Ganhe

Com a chegada da pandemia, os clientes da marca passaram a receber cupons de 20% a cada compra para compartilhar com amigos e também são recompensados pelas compras que indicados fizerem no e-commerce Reserva.

  • Clube de Benefícios (Reserva Prime)

O projeto de um clube de assinaturas era previsto para 2021, mas foi antecipado com a chegada da pandemia e deve ser lançado ainda neste semestre. Com o Reserva Prime, o cliente terá benefícios como frete grátis, descontos exclusivos, antecipação de lançamentos e todo o outlet da marca e ainda benefícios em estabelecimentos parceiros.

  • Comércio Digital

Para reduzir o impacto do fechamento das lojas físicas, a Reserva reuniu 300 vendedores e gerentes para entrar em contato com toda a base de clientes das lojas físicas e direcioná-los ao e-commerce da marca. A empresa afirma que, até o momento, a taxa média de conversão está em 8%, chegando a 10% em algumas semanas, com ticket médio superior ao das lojas físicas.

A Reserva conta que também tem se dedicado a um trabalho cuidadoso de motivação e treinamento da equipe de vendas para essa dinâmica diferente imposta pela pandemia. “É preciso completar e liderar seu time pelo exemplo daquilo que você prega. Seres humanos só entregam acima da média quando admiram aqueles que os lideram”, afirma o CEO Rony Meisler.

  • Suporte a franquias e outras marcas

No projeto Loja Integrada, a marca oferece a todos lojistas parceiros uma ferramenta digital que lhes proporciona um e-commerce já formatado, com wire frame, layout inicial e opções de banners. Ao lojista, cabe apenas subir as imagens e cadastrar seus produtos na ferramenta. O lojista tem ainda acesso aos conteúdos e cursos relacionados a vendas digitais e como engajar clientes na internet oferecidos pela Escola da Rebeldia.

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