Publicidade
SÃO PAULO, 10 Dez (Reuters) – A 3tentos (TTEN3) iniciou processamento de canola na unidade industrial de Ijuí (RS), em operação que deverá se estender por até três meses, integrando a oleaginosa ao projeto industrial da companhia, informou em comunicado nesta quarta-feira.
De acordo com a 3tentos, essa cultura de inverno tem potencial de ampliar sua área plantada no Rio Grande do Sul em 2026, já que os preços têm se mostrado vantajosos até mesmo frente à soja, uma safra de verão.

Sabesp supera metas de novas ligações e reforça plano de universalizar até 2029
A mudança de cronograma foi uma das premissas centrais da privatização da companhia

Reação ao Copom, auxílio-desemprego nos EUA, varejo no Brasil e mais destaques hoje
InfoMoney reúne as principais informações que devem movimentar os mercados nesta quinta-feira (11)
A empresa, que conta com um programa para estimular a adoção da oleaginosa pelos agricultores gaúchos, investiu R$60 milhões na adaptação da planta de Ijuí para viabilizar o processamento da canola.
Não perca a oportunidade!
‘Temos toda a estrutura tecnológica e o seguro integrado’, afirmou o CEO da 3tentos, João Marcelo Dumoncel, ressaltando que a companhia está ‘liderando’ o movimento para ampliação da cultura no Rio Grande do Sul, oferecendo assistência técnica aos produtores e um programa de ‘barter’ (troca por insumos), incluindo seguro agrícola.
Para o início do processamento de canola, a empresa recebeu 70 mil toneladas da oleaginosa, matéria-prima do farelo e óleo/biodiesel.
Segundo ele, os preços estão estimulantes para os agricultores.
Continua depois da publicidade
‘Até o ano passado, a canola tinha desconto de 5% a 10% sobre o preço da soja. Hoje trabalha com prêmio de 5% a 10%’, destacou.
Além disso, a cultura da canola oferece elevado rendimento industrial: produz cerca de 400 quilos de óleo por tonelada, o dobro da produtividade média da soja.
O Rio Grande do Sul plantou 240 mil hectares de canola em 2025 e poderá até dobrar a área no próximo ciclo, de acordo com avaliação citada pela empresa.
O objetivo é introduzir a canola como uma cultura de rotação de inverno, que não vai ocupar o lugar do trigo, mas irá se alternar a ele a cada duas safras, explicou a empresa.
‘O Estado tem uma área descoberta que não está tendo uma atividade econômica importante o ano todo. Estamos incentivando o produtor a ocupar este espaço sem diminuir o trigo, mas acrescentando a canola como uma cultura de inverno’, disse Dumoncel.
A 3tentos conta atualmente com aproximadamente 24 mil produtores rurais parceiros, oferecendo insumos e adquirindo a produção.
Continua depois da publicidade
(Por Roberto Samora)