Publicidade
O ano de 2026 será marcado por diversos feriados em dias úteis, o que agrada quem gosta de aproveitar os períodos de descanso, mas também exige planejamento. Isso porque, em 13 datas, não haverá expediente bancário, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
O calendário de feriados bancários segue resolução do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis, para fins de operações bancárias, os sábados, domingos e feriados de âmbito nacional.

Lista de material escolar: o que diz a lei e o que realmente pode entrar nessa conta?
Entre o bolso dos pais e o que a escola pede, há decisões que vão além do papel e que ajudam a explicar conflitos no início do ano

Cidade de São Paulo tem alerta de onda de calor e fortes chuvas; veja até quando
CGE alerta para temporais entre quarta e sexta; temperaturas começam a cair no fim da semana
Nessas datas, em que não há funcionamento das agências, a Febraban orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativos dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas.
Continua depois da publicidade
Já carnês e contas de consumo — como água, energia elétrica e telefone — com vencimento em feriados ou no último dia útil do ano poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte. De acordo com a Febraban, os tributos, em geral, já têm as datas de vencimento ajustadas ao calendário de feriados, sejam eles federais, estaduais ou municipais.
Além desses feriados, o ano também terá dois dias diferenciados para os bancos. Na Quarta-Feira de Cinzas (dia 18), o início do expediente será às 12h, com encerramento no horário normal de fechamento das agências.
No caso de localidades em que as agências fecham antes das 15h, o início do expediente bancário será antecipado para garantir o mínimo de 3 horas de atendimento presencial ao público, informou a Febraban.
Mesmo sem ser feriado, o dia 31 de dezembro, último dia útil do ano, haverá expediente ao público, como ocorre tradicionalmente, admitindo-se apenas operações entre instituições financeiras e serviços de compensação de cheques e outros papéis.
Apesar de não ser feriado, em 31 de dezembro — último dia útil do ano —, não haverá expediente ao público, como ocorre tradicionalmente. Nessa data só serão admitidas operações entre instituições financeiras e serviços de compensação de cheques e outros papéis.