Contax desdobrará ações, formará units e migrará para nível 2 de governança

Acionistas preferenciais também dão aprovação prévia para que empresa tenha apenas ações ordinárias e migre para o Novo Mercado

Fernando Ladeira

Publicidade

SÃO PAULO – A CTX Participações aprovou na tarde da última terça-feira (2), em assembleia geral, a reestruturação societária, que resultará na cisão parcial da empresa, cuja parte será incorporada pela Contax (CTAX4). O processo também contará com um desdobramento de ações e uma posterior formação de units, além da migração das ações para o Nível 2 de governança corporativa da bolsa.

No desdobramento, cada ação será transformada em cinco papéis, enquanto cada unit contará com uma ação ordinária e quatro preferenciais. Terão direito as pessoas na posição acionária de 29 de abril. O crédito das novas ações será feito em 6 de maio. Para a formação das units, o conselho agora fica autorizado a fixar condições, prazos e procedimentos necessários para a conversão voluntária das ações em units.

“Com a Formação das Units, até 83,3% do capital social da Companhia poderá ser negociado na BM&FBOVESPA, por meio de certificados de depósito, conferindo grande potencial de liquidez aos acionistas”, explicou a empresa, na proposta da assembleia.

Continua depois da publicidade

A Contax também esclarece que a migração para um nível mais elevado de governança corporativa irá garantir direitos importantes para todos os acionistas, como voto em algumas assembléias para detentores de ações prefereniciais, direito de venda conjunta a todos os acionistas em caso de venda do controle da empresa, bem como requisitos mínimos de dispersão acionária.

Em uma assembeia especial, no mesmo dia, os acionistas preferenciais também já aprovaram previamente a conversão das ações preferenciais em ordinárias, na proporção de uma para uma, e a consequente migração da companhia para o Novo Mercado. Essa conversão automática agora fica sujeita apenas à aprovação, em nova assembleia geral extraordinária, desde que ela seja realizada em um prazo de cinco anos.