Klabin tem prejuízo no 2º trimestre por impacto cambial na dívida

Entretanto, resultado foi melhor do que o esperado pelo mercado; prejuízo foi menor do que os R$ 184 milhões registradas em igual período de 2012

Reuters

Setor de papel e celulose (Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – A fabricante de papel Klabin (KLBN4) encerrou o segundo trimestre com um prejuízo líquido de 130 milhões de reais, devido aos impactos da valorização do dólar ante o real em sua dívida, informou a empresa nesta quinta-feira.

Ainda assim, o valor representa uma redução ante as perdas de 184 milhões de reais registradas em igual período de 2012 e veio melhor que a expectativa de prejuízo de 187 milhões de reais calculada pela média de estimativas de três analistas do setor.

Segundo a Klabin, a dívida líquida consolidada totalizou 3,437 bilhões de reais no segundo trimestre, ante 3,136 bilhões no primeiro e 3,014 bilhões de reais no período de abril a junho de 2012.

Continua depois da publicidade

“A variação da taxa de câmbio elevou a dívida em moeda estrangeira”, afirmou a maior produtora de papel para embalagens do Brasil no balanço. “Com a alta volatilidade do dólar durante o trimestre, as variações cambiais líquidas foram negativas em 354 milhões de reais”, acrescentou a companhia, citando efeitos contábeis e sem efeito caixa significativo no curto prazo.

A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado cresceu 10 por cento na mesma base de comparação, totalizando 309 milhões de reais, enquanto a margem passou de 27 para 28 por cento.

Na comparação com os três primeiros meses de 2013 houve queda de quase 20 por cento no Ebitda.

Continua depois da publicidade

Já a receita líquida somou 1,094 bilhão de reais no segundo trimestre, uma alta de 6 por cento sobre igual período de 2012.

O volume de vendas ficou estável, tanto na comparação com o segundo trimestre de 2012 quanto em relação aos três primeiros meses deste ano, em 429 mil toneladas. O mercado brasileiro ficou com 70 por cento do volume vendido, um avanço sobre os 67 por de um ano antes.

No relatório de divulgação de resultados, a companhia voltou a afirmar que espera iniciar as operações do Projeto Puma, sua fábrica de celulose em Ortigueira (PR), no primeiro trimestre de 2016, conforme havia anunciado em junho.