Fundos imobiliários de hotéis tiveram retornos de até 29% em 2018; conheça

Diogo Canteras, sócio-diretor na HotelInvest Canteras & Associados, é convidado do programa Fundos Imobiliários desta sexta-feira

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Com a perspectiva de retomada do mercado imobiliário em geral, os fundos de investimento imobiliário (FIIs) estão entre os mais buscados para 2019. Dentre eles, fala-se em mercados mais “óbvios”, como escritórios e shoppings, mas é interessante lembrar que dinheiro no bolso alimenta também o apetite pelo turismo. É aí que entram os FIIs de hotelaria.

Em 2018, a hotelaria chegou no primeiro lugar entre os fundos mais valorizados do ano. O FII Hotel Mx (HTMX11) deu retorno de 28,99%.

Fundado em 2007, este fundo é uma aposta no setor hoteleiro de São Paulo. À época, principalmente mirando os híbridos entre hotel e condomínio – os condo-hotéis. Em 2012, um momento de queda desta categoria, houve uma pausa deste FII mirando retorno em momento de retomada – que é o momento atual.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ele é um fundo com previsão de extinção: a ideia é, aos poucos, vender os ativos listados. Quando acabarem, a gestão avalia se faz sentido fazer novas aquisições ou simplesmente liquida-lo. Por isso, além da receita, é importante analisar a situação dos ativos ao cogitar a compra de cotas.

Nesta sexta-feira (11), o programa Fundos Imobiliários recebe Diogo Canteras, sócio-diretor na HotelInvest Canteras & Associados, para falar sobre este mercado, principalmente o fundo destacado em 2018. A entrevista completa está disponível no player acima.

Entre 2017 e 2018, a diária média cresceu para os hotéis deste fundo, bem como a ocupação. Este último indicador, que ficou em 66% no ano passado, chegará em 68% neste ano, estima o gestor. Consequentemente, a diária também sobe.

Continua depois da publicidade

Analisando o último ano, Canteras nota que o preço da cota atual está consideravelmente acima do valor patrimonial. Ele não vê, porém, problema nisso. “O que você recebe de rentabilidade operacional dentro do maxinvest já justificaria o preço da nossa cota valer entre 20% e 25% a mais do que o valor patrimonial”, opina.

Sobre o setor hoteleiro em geral, a visão do convidado é otimista. “A demanda hoteleira tem uma correlação com o PIB que é linear enquanto o crescimento do PIB está entre 1% e 3%”, diz Canteras. Quando o PIB cresce acima destes patamares, a demanda por hotéis tende a crescer em ritmo superior.

Invista em fundos imobiliários com taxa zero pela maior corretora do país. Abra uma conta gratuita na XP.

Newsletter

Liga de FIIs

Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney