Em imoveis / fundos-imobiliarios

Fundos imobiliários após a tempestade: o momento atual do mercado no Brasil

Marcelo Hannud, especialista em Fundos Imobiliários da XP Investimentos, foi o convidado do programa Fundos Imobiliários desta sexta-feira (7). 

Prédios coroprativos
(Shutterstock)

SÃO PAULO – O mercado imobiliário brasileiro passou pelos seus piores momentos nos últimos três anos, mas agora, passada a crise econômica do país, se encontra “fortificado”, segundo Marcelo Hannud, especialista em Fundos Imobiliários da XP Investimentos e convidado do programa Fundos Imobiliários desta sexta-feira (7).

Com 37 anos de experiência no mercado, ele comenta que uma característica deste mercado é o fato de ser cíclico – sempre girou em torno do ativo que, em determinado momento, era o que apresentava bom desempenho. “Em todo esse tempo acompanhando o mercado, vi que antes tínhamos pouca informação sobre ele. Sempre olhávamos pelo retrovisor, sem dados de demanda, nada”, disse.

Hoje, o mercado ainda funciona em “ciclos”, mas já evoluiu muito e se mostra cada vez mais estável. Já existem mecanismos de pesquisa, compilação de dados, uma “ciência de dados sobre o mercado imobiliário”, segundo Hannud.

Hannud já passou pelos “dois lados” do mercado imobiliário: atuou no mercado privado, cuidando do próprio dinheiro e de seus próprios imóveis, e migrou para o de fundos imobiliários, onde “cuida de investidores do capital aberto” – os que compram cotas de um fundo negociado na Bolsa.

Durante a entrevista, ele comentou sobre como é feita hoje a negociação de imóveis, passando pelo processo de due diligence, as questões ambientais envolvendo terreno, um acordo com as concessionárias de serviços públicos e, por fim, a negociação de preços.

“A negociação de preços hoje é difícil, muito dura, mas a diferença de preços desejadas pelas partes é pequena”, ele explicou. “Hoje nós temos parâmetros para negociação por conta de uma questão de vigilância do mercado e por já termos um mercado mais profissionalizado e maduro”, disse.

Durante a entrevista, o especialista ainda comentou passo a passo sobre a negociação do imóvel e também sobre a diferença entre administrar seus próprios imóveis e investir em fundos imobiliários. Assista à conversa completa no player acima.

O programa Fundos Imobiliários é apresentado por Arthur Vieira de Moraes, professor da InfoMoney TV, todas as sextas-feiras às 15h40. 

Invista em fundos imobiliários com taxa ZERO na melhor corretora do Brasil: abra sua conta com taxa ZERO na XP Investimentos!  

 

Contato