EXPERIMENTE!

Clique e experimente a
versão rápida do

Em franquias

Passo a passo: quanto custa e como abrir uma franquia do Subway, a segunda maior do Brasil

Para se tornar um franqueado da rede, o primeiro passo é preencher o formulário de interesse no site da marca, que pede informações gerais sobre o franqueado e possíveis sócios

Subway
(Settawat Udom / Shutterstock.com)

SÃO PAULO – A segunda maior rede de franquias do Brasil é o Subway, que perde apenas para O Boticário. Fundada em Bridgeport, Connecticut, nos Estados Unidos, a rede de fast-food está presenta em mais de 102 países e já ocupou o posto da melhor do Brasil, em 2010, com mais de 1.800 unidades abertas na época.

Para se tornar um franqueado da rede, o primeiro passo é preencher o formulário de interesse no site da marca, que pede informações gerais sobre o franqueado e possíveis sócios. Caso as respostas sejam aprovadas pela rede, é enviado ao interessado um questionário mais detalhado, cujo objetivo é ser uma pré-avaliação do candidato. Posteriormente, tem início um processo de entrevistas com o futuro franqueado.

No geral, o prazo para se tornar oficialmente um franqueado do Subway leva em torno de dois anos. A abertura da franquia, por sua vez, leva uma média de três meses, período em que acontecem as reformas do ponto comercial, treinamento do franqueado, adequação da loja ao padrão internacional, entre outros processos.

O investimento para abrir uma franquia do Subway pode variar entre R$ 300 mil e R$ 580 mil, valor que, se comparado ao da franquia considerada a maior do país, é baixo – o investimento mínimo para abrir uma franquia d’O Boticário é de R$ 510 mil, sem um valor máximo. A rede não informa qual é o faturamento médio que seus franqueados têm.

Confira, a seguir, o raio-x de uma franquia do Subway, de acordo com as informações fornecidas pela rede no Portal do Franchising:

Fator Investimento
Investimento total de R$ 300 mil a R$ 580 mil 
Taxa de franquia de R$ 12.500 a R$ 25 mil
Capital de giro de R$ 20 mil a R$ 30 mil
Retorno do investimento de 24 a 36 meses
Área da loja de 50 m² a 150 m²
Número de funcionários 8 a 12
Taxa de propaganda 4,5% do faturamento líquido
Royalties 8% do faturamento líquido
Margem de lucro sugerida aproximadamente 15% do faturamento médio

Contato