Paulista lança rede de padarias drive-thru e fatura R$ 3 milhões em quatro meses

Com pouco mais de um ano no mercado, a rede já comercializou 140 unidades

Luiza Belloni Veronesi

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SÃO PAULO – É difícil enriquecer em um mercado tão concorrido como o de padarias, já que há pelo menos uma em cada bairro nos principais centros urbanos do País. Mas o empresário paulista Tom Ricetti soube inovar no segmento e lançou a rede Pão To Go, primeira rede de padarias drive-thru do País.

A rede inaugurou sua primeira unidade em agosto do ano passado e, desde então, ela comercializou mais 140 franquias no País. Nos primeiros quatro meses de funcionamento, a Pão To Go faturou R$ 3 milhões e, até o final deste ano, Ricetti prevê uma receita de R$ 40 milhões.

Para o empresário, a comodidade foi o ingrediente principal para o “boom” da franquia. “Hoje em dia as pessoas não querem perder tempo em filas ou buscando vaga para estacionar. Nós oferecemos aos clientes uma nova experiência de consumo, em que o conforto é colocado em primeiro lugar”, comenta.

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Atualmente, cada franquia conta com uma gama de 130 itens comercializados, como pão francês, pão de queijo, pão doce, frios, leite, manteiga, refrigerantes, sucos, café, água, balas, bolos, e cigarro. A franquia também comercializa produtos regionais de acordo com o local (chá mate para Rio de Janeiro e queijo fresco para Minas Gerais, por exemplo) e poder vender anúncios nos sacos de pão.

“Nosso modelo de negócio foi desenvolvido para facilitar a vida do franqueado, pois queremos que ele se preocupe apenas em administrar a unidade. Os pães, que são nosso carro-chefe, chegam congelados e prontos para assar. Os demais itens vendidos na loja chegam prontos. Toda a nossa estrutura visa facilitar a vida do franqueado e do consumidor final”, afirma.

A Pão To Go também disponibiliza dois modelos de franquias: o Walk-thru (instalada dentro ou próxima das estações de trem, metrôs e de terminais rodoviários) e Express (que atende demanda tradicional de pequenas padarias).

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O sucesso da rede também atraiu investidores estrangeiros. A Pão To Go já negociou unidades nos Estados Unidos, na Angola e conta com um máster franqueado na Argentina. Países como Chile e Uruguai também estão nos planos de expansão da rede, que proporciona faturamento médio superior a R$ 50 mil e tem como investimento total R$ 190 mil por loja.

Investimentos
Para investir na Pão To Go é preciso ter um investimento inicial de R$ 190 mil, capital de giro de R$ 30 mil e taxa de franquia de R$ 50 mil. A taxa de royalties varia de 6% a 8% e a taxa de publicidade é equivalente a 1% do faturamento mensal, que por unidade, gira em torno de R$ 65 mil. O prazo de retorno é de 12 a 26 meses e o prazo de contrato é de cinco anos.