Pensa em abrir uma franquia? Saiba como escolher o negócio certo para você

Muitos aspirantes a empreendedores não pensam em um ponto fundamental para a continuidade do projeto: a identificação com o negócio

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Muitos acreditam que investir no setor de franchising é a forma mais segura de tornar seu sonho de empreender em realidade. Mas, para se dar bem nessa empreitada não basta a vontade de ser seu próprio patrão e juntar dinheiro para o investimento.

Segundo a consultora de expansão da GoAkira Consultoria Empresarial, Juliana Bittencourt, muitos aspirantes a empreendedores não pensam em um ponto fundamental para a continuidade do projeto: a identificação com o negócio. “A pergunta-chave é: você suportaria trabalhar aos domingos, feriados, até tarde da noite?”, questiona a consultora. “É necessário ter identificação com a rotina de trabalho, pois, ao optar por ser seu próprio patrão, você estará assumindo o compromisso de ter dedicação e comprometimento para que as coisas deem certo.”

Segundo Marcos Rizzo, diretor da consultoria especializada em franchising, Rizzo Franchise, além de se identificar com o negócio é preciso ter afinidade com o segmento que pensa em atuar. Para isso, o executivo aconselha o futuro empreendedor a visitar o negócio à vista, prestar atenção em seu funcionamento e pensar se é isso que quer fazer nos próximos 10 anos. “Já vi ideias incríveis não prosperarem pelos franqueados não se identificarem com o que faziam. Pior que ter um emprego que odeia é ter um negócio que não te faz totalmente feliz.”

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Passo a passo
Juliana conta que, no processo de compra de uma franquia, os critérios de avaliação devem ser bilaterais e essa etapa deve ser conduzida com o máximo de cautela, “pois uma fase pulada ou uma informação equivocada podem causar danos desastrosos para os dois lados.”

Se você decidiu abrir uma franquia, o primeiro passo é definir o segmento, o tipo de negócio que deseja montar e, então, começar a avaliar marca por marca. Da mesma forma, a franqueadora deve ter seus critérios para selecionar quem fará parte dele (como nível de empreendedorismo do franqueado, expectativas coerente com as oferecidas, capacidade de cumprir regras, normas e padrões estabelecidos, entre outros).

Para essa escolha, Rizzo aconselha tomar cuidado com indicações de negócios em setores quentes da economia. “A primeira fase é buscar aquilo com o qual se identifica e a partir de então, analisar a viabilidade do negócio no mercado, contatar a franqueadora e, principalmente, conversar com franqueadores em operação”, acrescenta o diretor. Havendo identificação com o negócio, com o ritmo do trabalho, alinhamento de expectativas, suporte, regras claras e coerentes, dificilmente essa parceria não dará certo”, conclui Juliana.