11 perguntas que devem ser feitas antes de comprar uma franquia

Você quer abrir uma franquia, mas está em com dúvidas? Veja o que fazer

Publicidade

SÃO PAULO – O que não falta são dúvidas quando alguém decide ser seu próprio patrão e ter uma franquia. Qual o melhor negócio? Quanto será o investimento? Preciso ter experiência?

Veja mais: quer abrir uma franquia? Aprenda com os melhores especialistas

Para ajudar os futuros empreendedores, o especialista da consultoria Rizzo, Marcus Rizzo, preparou 11 perguntas para serem feitas antes de assinar um contrato de franquias. Confira:

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1- Que produtos ou serviços você gostaria de comercializar?
O primeiro passo para ser um empreendedor de sucesso é encontrar uma franquia com a qual você realmente se identifique. Pior do que um emprego com qual você não goste é ter um negócio com o qual não se identifica, por isso, pense que, pelo menos, nos próximos dez anos, todos os dias, você deverá estar presente no negócio.

2- Quanto dinheiro você tem disponível para investir?
Ter o capital necessário para investir é muito importante. Não acredite que você vai conseguir o dinheiro depois; só procure bancos só em casos excepcionais e evite começar um negócio já endividado.

3- Qual é o custo total de aquisição negócio?
Além da Taxa de Franquia e o investimento para instalar o negócio, você ainda terá outras despesas pré-operacionais como treinamento, locação e pessoal. É importante ter a reserva de capital de giro para iniciar o negócio.

Continua depois da publicidade

4- Qual a experiência do franqueador no negócio?
Procure saber há quanto tempo existe a franquia que você está interessado, além de quantas unidades próprias e outras franquias existem, onde estão localizadas e quantas já foram fechadas.

5- Qual é o suporte da organização franqueadora?
Verifique o que a franqueadora oferece antes de implantar a franquia (seleção e negociação do ponto, arquitetura, instalações, equipamentos e o treinamento) e após a implantação (suporte operacional).

Qual é a trajetória da franquia que você escolheu?
Tente conversar com pelo menos quatro franqueados sobre suas experiências com a franqueadora e se eles estão satisfeitos com o negócio.

7- Qual é o treinamento oferecido?
Pergunte sobre o treinamento e suporte que será fornecido; não se esqueça de verificar se você vai receber passo a passo as instruções e um treinamento prático e quais os manuais e outros materiais que você receberá.

8- Qual é a distância mínima que sua franquia terá de outra?
Analise qual o tamanho do mercado para os produtos ou serviços da franquia na sua área de atuação e quem são os concorrentes. Veja também qual é o sucesso das franquias que estão longe do franqueador e se elas recebem o suporte adequado e constante.

9- Você será obrigado a comprar insumos ou produtos do franqueador?
Tome muito cuidado com as franquias onde o franqueador é o único ou o principal fornecedor. Toda a estrutura de organização da franqueadora estará voltada para lhe vender e não para lhe ajudar a vender.

10- Quais os termos do contrato sobre o tempo e sua propriedade?
Antes de fechar o contrato, peça a Circular de Oferta de Franquias que contém todas as informações sobre o negócio e os contratos. Verifique se o contrato é renovado automaticamente quando expirar e se ao longo do tempo será exigido o pagamento de novas taxas.

11- Como eventuais disputas serão tratadas?
Preste atenção para as cláusulas que exigem arbitragem na localidade da franqueadora. Em caso de litígio, você terá que bancar todas as viagens e despesas de arbitragem.