Brasil inaugura 38 franquias por dia; veja as redes mais promissoras

O faturamento do setor cresceu de R$ 304 bilhões, em 2012, para R$ 325 bilhões, em 2013

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – O forte crescimento do consumo, combinado à ascensão das novas classes brasileiras, impulsionou o mercado de franchising no País. Só em 2013, foram instaladas 13.699 unidades (ou 38 lojas por dia), um aumento de 7,19% em comparação com 2012, revelou um estudo da consultoria especializada Rizzo Franchising.

Com a expansão, o faturamento do setor teve um salto de R$ 304 bilhões, em 2012, para R$ 325 bilhões, em 2013, representando alta de 8,69% do PIB nacional. As empresas franqueadoras chegaram a 2.711 unidades (contra 2.579 em 2012), sendo que 86,1% são de origem brasileira.

Veja mais: quer abrir uma franquia? Aprenda com os melhores especialistas

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Mais de 195 milhões de brasileiros deixaram R$ 4,57 por dia no caixa das franquias no ano passado”, acrescentou o especialista da Rizzo Franchising, Marcus Rizzo, ressaltando que as receitas geradas pelas franquias chegaram a R$ 325 bilhões, alta de 6,7% ante 2012. No ano, o setor foi responsável por oferecer 2,321 milhões de empregos diretos e mais de 2 milhões indiretos.

Os segmentos mais promissores
Marcus Rizzo também listou cinco áreas mais promissoras para se investir em 2014. Para a lista, foram consideradas as redes mais procuradas por candidatos a franqueados, os setores que mais crescem no mercado e os setores com potencial para serem explorados, confira:

1. Saúde e Beleza
Ramos: academia, cosméticos e perfumaria, depilação, estética, farmácias, etc.
Número de franqueadores: 367
Receita anual do segmento: R$ 12,138 bilhões
Novos franqueadores em 2013: 23

Continua depois da publicidade

2. Fast Food
Ramos:
cafeteria, hambúrguer, massas, comidas naturais, etc.
Número de franqueadores: 370
Receita anual do segmento: R$ 9,366 bilhões
Novos franqueadores em 2013: 16

3. Assessórios Pessoais
Ramos:
calçados, joias e bijuterias, malas e bolsas, etc.
Número de franqueadores: 171
Receita anual dao segmento: R$ 4,298 bilhões
Novos franqueadores em 2013: 11

4. Vestuário
Ramos:
camisarias, bordados, íntimo, catálogo, etc.
Número de franqueadores: 321
Receita anual do segmento: R$ 8,112 bilhões
Novos franqueadores em 2013: 13

5. Infantil
Ramos:
brinquedos, festa, lazer e produtos infantis.
Número de franqueadores: 20
Receita anual do segmento: R$ 79,69 milhões
Novos franqueadores em 2013: 1