Piqué não era do ramo e destruiu a Copa Davis, diz Fernando Meligeni

Empresa do ex-futebolista Gérard Piqué comprou os direitos da Copa Davis em 2018 e falhou ao mudar critérios do torneio; Fernando Meligeni diz que foi esquecida a essência competição

Renan Prates

Publicidade

As mudanças que o ex-futebolista Gérard Piqué realizou na tradicional Copa Davis após sua empresa ter adquirido a competição de tênis de seleções foram duramente criticadas por Fernando Meligeni durante sua entrevista ao programa Game Changers, do InfoMoney. “Ele destruiu a Copa Davis. A Copa Davis hoje não existe”, afirmou.

A empresa Kosmos, que tem como proprietário Gerard Piqué, ex-jogador do Barcelona e da seleção da Espanha, adquiriu a Copa Davis em 2018 em um contrato que previa um investimento de US$ 3 bilhões em 25 anos.

A empresa de Piqué mudou o regulamento da competição, reduzindo o número de equipes e transformando o torneio em fase única. Mas a experiência não deu certo – tanto que em 2023 o agora empresário se desfez do negócio após uma discordância de pagamento de valores com a Federação Internacional de Tênis (ITF).

Continua depois da publicidade

Meligeni, que disputou a Copa Davis pelo Brasil inúmeras vezes ao longo da sua carreira, só fez críticas à gestão do ex-futebolista. Ele disse que Piqué passou a querer mudar tudo à sua maneira, sendo que ele não é do meio do tênis.

“Ele usou o nome respeitadíssimo para fazer do jeito que ele gostaria, e todo mundo sabia que ia dar errado. Ah, mas os melhores jogadores do mundo não gostavam de jogar. Não jogaram com ele, não jogaram sem ele e não jogaram com ninguém, porque aí é uma outra história, né?”, completou o ex-tenista.

Para Meligeni, quando os interesses financeiros estão acima do ideal, não tem como um torneio dar certo, mesmo que seja a uma Copa Davis, que tem grandes histórias. “Qualquer tenista vai falar de Copa Davis com amor….se você me pedir histórias de Copa Davis, a gente vai conversar até amanhã de manhã. É a nossa Copa do Mundo, é a maneira que a gente consegue representar nosso país”, destacou Meligeni.

“Nada contra o Piqué. O ensinamento é que o mundo está evoluindo, está melhorando. Temos inteligência artificial, temos isso, temos aquilo, só que a gente não pode nunca esquecer nossa essência. Nunca. Quem somos. E não é porque o mundo muda que você vai mudar tudo”.

Sobre o Game Changers

Game Changers é um programa de entrevistas com as principais personalidades do esporte que mudaram o jogo em suas áreas de atuação.

Acompanhe quinzenalmente novas edições do Game Changers no canal do InfoMoney no Youtube.