João Fonseca é capa da alemã Tennis Magazin: “A próxima superestrela do circuito”

Aos 19 anos, carioca encerra a primeira temporada profissional entre os 30 melhores do mundo e se consolida como nova promessa do tênis global

Marina Verenicz

Reprodução

Publicidade

O tenista João Fonseca, de 19 anos, segue atraindo os holofotes do circuito internacional. O brasileiro será capa da edição de dezembro da revista alemã Tennis Magazin, uma das publicações especializadas mais respeitadas da Europa, que o apresenta como “a próxima superestrela do esporte”.

A consagração editorial coroa uma temporada histórica para o jovem carioca, que começou o ano fora do top 100 e encerra 2025 na 24ª colocação do ranking da ATP, a maior ascensão de um brasileiro desde Gustavo Kuerten.

Natural do Rio de Janeiro, Fonseca iniciou 2025 na 145ª posição e rapidamente chamou atenção com vitórias sobre nomes consolidados do circuito. Em julho, o site da ATP classificou sua trajetória como uma “ascensão meteórica”, destacando seu talento técnico, consistência e carisma dentro e fora das quadras.

Continua depois da publicidade

Entre os principais resultados da temporada, Fonseca conquistou quatro títulos, incluindo o ATP 500 de Basileia (Swiss Indoors Basel), quando se tornou o primeiro brasileiro em 24 anos a vencer um torneio acima da categoria 250.

Além do título histórico, o jovem foi o mais novo jogador a vencer uma partida da Laver Cup, em São Francisco, e o primeiro brasileiro convidado para integrar o Time Mundo, equipe criada por seu ídolo, Roger Federer.

Após disputar o Masters 1000 de Paris, Fonseca anunciou o encerramento antecipado de sua primeira temporada profissional. Mesmo assim, ele voltará às quadras em 8 de dezembro, em Miami, para um confronto de exibição contra Carlos Alcaraz, no evento “The Miami Invitational”, realizado no estádio do Miami Marlins, da Major League Baseball.

Com o reconhecimento internacional e uma legião crescente de torcedores, João Fonseca encerra 2025 como o novo rosto do tênis brasileiro, e, segundo a imprensa europeia, um candidato forte a futuro número 1 do mundo.