Antes de estourar no Real, Endrick já vira destaque no mercado publicitário

Mesmo com poucos minutos no Real Madrid, jovem atacante de 18 anos já figura entre os atletas brasileiros com mais contratos de patrocínio, atrás apenas de Neymar e Vinicius Jr

Danilo Lavieri

Endrick (Reprodução/Instagram)
Endrick (Reprodução/Instagram)

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Endrick ainda não se firmou como titular no Real Madrid, tampouco viveu seu grande momento com a camisa da seleção brasileira principal. Mas fora das quatro linhas, o jovem de 18 anos já é uma estrela consolidada.

O atacante chega à estreia do time na Copa do Mundo de Clubes com 10 contratos de patrocínio, número que o coloca entre os brasileiros com mais parcerias comerciais no esporte — atrás apenas de Neymar, com 14, e Vinicius Jr., com 11.

Mesmo em sua temporada de estreia no clube merengue, com minutos limitados e atuações ainda discretas, Endrick conseguiu ampliar sua vitrine para as marcas. Fechou acordos com nomes como Red Bull, Sicoob e Replay nos últimos meses, todos já durante sua experiência europeia. E manteve os que já trazia do Brasil, como New Balance, Natura, EA Sports, Tecno Mobile, Disney, Panini e Hypera Pharma. Além disso, teve uma experiência pontual com a e Druid/Clash Royale.

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“Endrick chegou à Espanha já consagrado como decisivo em um título nacional e protagonista absoluto de outro. Um status que nenhum brasileiro tinha quando chegou a um clube europeu com sua idade, e isso despertou interesse de dezenas de marcas de diferentes segmentos”, explica Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports Brazil, empresa que gere a carreira do atacante e é comandada por Jay-Z.

O fenômeno publicitário de Endrick é reflexo não apenas dos gols e títulos conquistados ainda muito jovem com a camisa do Palmeiras — incluindo Brasileirão e Campeonato Paulista — mas também da imagem cuidadosamente construída desde os 15 anos. O atacante chama atenção pelo profissionalismo, maturidade e carisma, atributos que cativaram grandes empresas que veem no garoto um investimento de longo prazo.

Mesmo sem grande protagonismo no Real Madrid — foram 37 jogos, 7 gols e 1 assistência em sua primeira temporada –, Endrick mostrou efetividade. Deixou sua marca na Champions League, em um jogo em que esteve apenas 10 minutos em campo, e foi destaque na Copa do Rei, com cinco gols em seis partidas, sendo peça importante na campanha até a final.

Comparações com Neymar e Vini Jr.

Comparado aos nomes que dominam o mercado publicitário brasileiro, Endrick começa a trilhar um caminho semelhante. Neymar, aos 33 anos, conta com 14 patrocinadores, alguns de longa data como Red Bull e Replay, e nomes relevantes como Puma, Epic Games, Pokerstars e Mondelez.

Já Vinicius Jr., consolidado no Real Madrid e com dois títulos da Champions League, tem contratos com gigantes como Clear, Omo, Gatorade, Pepsi, Playstation, EA Sports e Nike.

“Apesar de ainda jovem, Vini já está consolidado no maior clube do mundo, e na seleção mais importante. Já foi campeão e protagonista de duas Champions, e é uma referência de resiliência e sucesso no esporte para a maioria dos brasileiros”, afirma Frederico Pena, CEO da Roc Nation Sports Brazil. Segundo ele, a operação comercial de Vini Jr. funciona como uma empresa, com setores jurídico, comercial, administrativo e até um Instituto que atua na educação antirracista.

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Entre os convocados recentes da seleção brasileira por Carlo Ancelotti, nenhum outro jogador além de Vini, Neymar e Endrick possui tantos contratos. Alguns atletas, como Alisson, Marquinhos, Andreas Pereira e o jovem Estevão, possuem parcerias pontuais, mas sem a robustez de um portfólio tão variado.

Para especialistas em marketing esportivo, a nova geração de atletas brasileiros está redefinindo o relacionamento entre imagem, performance e negócios.

“Vini mostra que um atleta pode se tornar uma marca e construir uma carreira comercial sólida. Endrick segue esse caminho, mesmo ainda em formação dentro de campo”, afirma Bruno Brum, CMO da agência End to End. “É a força da imagem bem gerida desde a base, algo que o mercado publicitário valoriza cada vez mais.”

Danilo Lavieri

Danilo Lavieri é jornalista experiente em cobertura de esportes, especialmente em bastidores e negócios do mundo do futebol. Atualmente, é colunista do UOL e comentarista do Canal UOL, com passagens por Abril, iG e Máquina do Esporte, com direito a coberturas de três Copas e outras importantes competições de futebol de clubes e seleções.