Campeão ao ATP da Basileia: relembre os marcos já conquistados por João Fonseca

Do topo dos juniores ao primeiro título na ATP em Buenos Aires, em fevereiro, até a estreia numa final de ATP 500 na Basileia, em outubro

Marina Verenicz

28 de julho de 2025; Toronto, ON, Canadá; João Fonseca (BRA) saca contra Tristan Schoolkate (AUS) durante a primeira rodada no Estádio Sobeys. (Foto: Dan Hamilton-Imagn Images)
28 de julho de 2025; Toronto, ON, Canadá; João Fonseca (BRA) saca contra Tristan Schoolkate (AUS) durante a primeira rodada no Estádio Sobeys. (Foto: Dan Hamilton-Imagn Images)

Publicidade

O jovem brasileiro João Fonseca vem desenhando uma ascensão meteórica no circuito profissional de tênis masculino. Aos 19 anos, ele já soma conquistas e marcos relevantes e com a chegada à final do torneio Swiss Indoors Basel (categoria ATP 500) ele avança para um novo patamar.

Principais conquistas

Campeão mundial júnior e número 1 juvenil – Em 2023, Fonseca conquistou o título de simples do US Open júnior, superando Learner Tien na final, e terminou o ano como número 1 do ranking mundial júnior da ITF, o primeiro brasileiro a alcançar essa posição.

Título da Next Gen ATP Finals – Em dezembro de 2024, conquistou o torneio Next Generation ATP Finals em Jeddah, derrotando Learner Tien por 2-4, 4-3^(10-8), 4-0, 4-2, tornando-se o campeão mais jovem do evento nessa nova era.

Continua depois da publicidade

Primeiro título ATP – Argentina Open 2025 – No dia 16 de fevereiro de 2025, Fonseca conquistou seu primeiro título de nível ATP no Argentina Open (categoria ATP 250), derrotando Francisco Cerúndolo por 6-4, 7-6^(7-1). Com isso, tornou-se o brasileiro mais jovem a ganhar um torneio ATP da Era Open, e o sétimo mais jovem globalmente.

Nova marca histórica – Fonseca garantiu o título do ATP 500 da Basileia, na Suíça, contra o espanhol Alejandro Davidovich por 2 sets a 0. Essa foi sua primeira final em torneio da categoria ATP 500, um feito que o torna o primeiro brasileiro a alcançar essa fase em um evento desse nível desde a criação da série em 2009.

Com o primeiro título ATP e a chegada à final de nível ATP 500, Fonseca abre novos horizontes: ele mira o top 30 no ranking mundial e estende sua projeção no circuito principal.