Publicidade
A Série A do Campeonato Brasileiro de 2025 chegou ao fim na tarde deste domingo (7) com uma das disputas mais tensas em sua parte inferior da tabela. No final, Ceará e Fortaleza se juntaram aos já rebaixados Juventude e Sport. Já Santos, Internacional e Vitória, que entraram na rodada final sob risco real de rebaixamento, conseguiram se salvar na última hora e garantiram a permanência na elite do futebol brasileiro.
O Sport encerrou o campeonato na lanterna, refletindo a campanha inconsistente desde o primeiro turno. A falta de sequência de resultados positivos e a dificuldade de competir fora de casa tornaram a queda inevitável antes mesmo da 38ª rodada. Neste domingo, o Sport perdeu de 4 a 0 para o Grêmio.
O Juventude também sucumbiu após meses de irregularidade. Mesmo com algumas boas atuações pontuais, o empate diante do Bahia confirmou a segunda passagem do clube de Caxias do Sul para a Segundona nos últimos anos. Neste domingo, o clube gaúcho empatou em 1 a 1 com o Corinthians.
Continua depois da publicidade
Drama cearense
A dupla cearense protagonizou um drama paralelo. Ceará e Fortaleza viveram altos e baixos durante todo o campeonato, mas chegaram às rodadas finais em situação semelhante: precisavam vencer e dependiam de tropeços dos concorrentes para permanecer. A combinação não veio. Apesar da luta até o último minuto, os resultados adversos decretaram o rebaixamento dos dois representantes do futebol do Nordeste.
O Ceará perdeu para o Palmeiras por 3 a 1, enquanto o Fortaleza foi derrotado por 4 a 2 pelo Botafogo.
Salvação na última rodada
O Santos atravessou turbulências técnicas e administrativas, mas manteve a cabeça fora d’água com vitórias decisivas no fim do campeonato, escapando da queda e garantindo, inclusive, uma vaga na Copa Sul-Americana. Neste domingo, o Santos ganhos de 3 a 0 do Cruzeiro, na Vila Belmiro.
O caso mais emblemático, porém, foi o do Internacional. O time gaúcho chegou a ter ontem mais de 70% de probabilidade de rebaixamento, resultado de uma temporada marcada por trocas de comando e desempenho irregular. Mas o clube transformou a última rodada em redenção. Venceu, viu os concorrentes tropeçarem e conquistou a permanência. Venceu o Bragantino por 3 a 1.
Já o Vitória venceu o São Paulo por 1 a 0 e se salvou na Série A. Com o gol, o time baiano validou a decisão tática de ir com tudo para cima, resistiu à pressão defensiva do adversário e assegurou sua permanência no Brasileirão.