Bolívia vence o Brasil na altitude de El Alto pelas Eliminatórias da Copa

Seleção perde por 1 a 0, sofrendo com a altitude de 4 mil metros; Bolívia vai para a repescagem

Gabriel Garcia

Futebol - Copa do Mundo - Eliminatórias da Conmebol - Bolívia x Brasil - Estádio Municipal de El Alto, El Alto, Bolívia - 9 de setembro de 2025
Miguel Terceros, da Bolívia, comemora após marcar o primeiro gol
REUTERS/Claudia Morales
Futebol - Copa do Mundo - Eliminatórias da Conmebol - Bolívia x Brasil - Estádio Municipal de El Alto, El Alto, Bolívia - 9 de setembro de 2025 Miguel Terceros, da Bolívia, comemora após marcar o primeiro gol REUTERS/Claudia Morales

Publicidade

A seleção brasileira perdeu por 1 a 0 para a Bolívia, no Estádio Municipal de El Alto, em partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, nesta terça-feira (9).

O gol solitário foi marcado por Miguelito, atacante do América-MG e ex-Santos, garantindo três pontos preciosos para os bolivianos, que passaram a Venezuela se classificaram para a repescagem da Copa. Com 28 pontos, o Brasil terminou as Eliminatórias na quinta posição.

Com dificuldades desde o início, o Brasil esbarrou na forte marcação adversária e também na altitude de mais de 4 mil metros, que tradicionalmente impõe obstáculos aos visitantes.

Continua depois da publicidade

Apesar da posse de bola superior e do maior número de finalizações, a equipe comandada por Carlo Ancelotti não conseguiu converter as chances criadas. O goleiro Lampe, em noite inspirada, foi um dos destaques da partida.

No segundo tempo, a pressão brasileira aumentou. Raphinha e Bruno Guimarães tiveram boas oportunidades, mas pararam na defesa boliviana. Já Alisson, do outro lado, foi decisivo ao evitar o segundo gol da Bolívia em cabeceio de Algarañaz, em um dos lances mais perigosos do jogo.

Mesmo assim, os minutos finais foram marcados por tensão, com direito a sumiço de bolas reservas, o que atrasaram a retomada do jogo.