Bolsonaro não irá vetar acordo entre Embraer e Boeing, diz governo

Em nota, governo disse que Bolsonaro foi informado que a proposta final do acordo "preserva a soberania e os interesses nacionais"

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Em nota divulgada nesta quinta-feira (10), o Palácio do Planalto afirmou que o presidente Jair Bolsonaro não irá exercer o poder de veto a que tem direito no negócio entre a Embraer e a americana Boeing.

A nota explica que Bolsonaro foi informado em reunião realizada hoje que a proposta final do acordo “preserva a soberania e os interesses nacionais” e por isso não irá exercer o poder de veto.

Na semana passada, Bolsonaro mostrou preocupações sobre o acordo por conta da possibilidade da Embraer vender no futuro à Boeing os 20% que terá na nova empresa. “Nós não podemos, como está na última proposta, daqui cinco anos tudo ser passado para o outro lado”, disse o presidente na época.

Continua depois da publicidade

Em comunicado, a Embraer disse que, no próximo passo do processo, o Conselho de Administração da empresa deverá ratificar a aprovação prévia dos termos do acordo e autorizar a assinatura dos documentos da operação.

“Em seguida, a parceria será submetida à aprovação dos acionistas, das autoridades regulatórias, bem como a outras condições pertinentes à conclusão de uma transação deste tipo. Caso as aprovações ocorram no tempo previsto, a expectativa é que a negociação seja concluída até o final de 2019”, diz o comunicado.

Confira a nota do governo na íntegra:

Continua depois da publicidade

“Em reunião realizada hoje com o Exmo. Sr. Presidente Jair Bolsonaro, com os Ministros da Defesa, do GSI, das Relações Exteriores, da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações; e representantes do Ministério da Economia e dos Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica foram apresentados os termos das tratativas entre EMBRAER (privatizada desde 1994) e BOEING.

O Presidente foi informado de que foram avaliados minuciosamente os diversos cenários, e que a proposta final preserva a soberania e os interesses nacionais.

Diante disso, não será exercido o poder de veto (Golden Share) ao negócio.

Publicidade

Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República”

O acordo
A Embraer aceitou vender 80% de sua divisão de aviação comercial, a principal da empresa, para a formação de uma joint venture com a Boeing. Um dispositivo do acordo permite que a Embraer possa mais adiante vender os 20% restantes à gigante americana. 

O acordo, que já elevou o valor da divisão comercial da Embraer de US$ 4,75 bilhões para US$ 5,26 bilhões, envolve ainda uma parceria da Embraer com a Boeing para comercialização do cargueiro brasileiro KC-390, mas exclui os negócios da empresa brasileira nas áreas de aviação executiva e de defesa.

Continua depois da publicidade

Dono de uma ação especial na Embraer, a chamada “golden share”, o governo tem poder de veto sobe o negócio. Agora, a venda precisa ser aprovada por acionistas e órgãos antitrustes. Há uma preocupação com possíveis complicações no tribunal da China. No Brasil, nos EUA e na Europa, a tendência é que o aval saia rapidamente.

Quer investir com corretagem ZERO na Bolsa? Clique aqui e abra agora sua conta na Clear!

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.