Como renovar a sua CNH?

Na renovação você não precisa de um intermediário, pois pode realizar todo o processo junto ao Detran do seu Estado

Equipe InfoMoney

Publicidade

Ao contrário do que acontece para se obter a CNH, chegada a hora de fazer a renovação você não precisará mais de um intermediário, como a autoescola. É possível que você mesmo realize todo o processo junto ao Detran de seu Estado. Agora, se você preza a comodidade, poderá gastar um pouco mais e contratar os serviços de um despachante.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o prazo médio de renovação da CNH é de cinco anos, sendo que após este prazo o motorista tem ainda 30 dias para regularizar sua documentação. É importante lembrar que para motoristas com mais de 65 anos de idade o prazo para renovação é de três anos.

Para renovar a carteira o motorista precisará agendar o atendimento a uma Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), fazer a prova ou curso de Direção Defensiva e Primeiros Socorros – o condutor pode se matricular em um curso de CFC (Centro de Formação de Condutores) ou estudar pelas apostilas disponíveis no site do Detran –, realizar o exame médico e pagar a taxa de emissão.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já as permissões para dirigir devem ser renovadas após um ano, lembrando que neste caso não é preciso pagar a taxa de expedição do documento determinada pelo Detran.

Caso o motorista não queira agilizar o processo de renovação da CNH, no Estado de São Paulo é possível recorrer aos postos do Poupatempo, em geral, mais eficazes no atendimento.

Documentação
O motorista que procurar tanto o Detran, como o Poupatempo, deverá portar a seguinte documentação (original e cópia): documento de identidade, CPF, CNH, comprovante de pagamento da taxa de renovação, protocolo de agendamento e comprovante de residência.

Tópicos relacionados