Em educacao / guias

Como renovar a sua CNH?

Na renovação você não precisa de um intermediário, pois pode realizar todo o processo junto ao Detran do seu Estado

Ao contrário do que acontece para se obter a CNH, chegada a hora de fazer a renovação você não precisará mais de um intermediário, como a autoescola. É possível que você mesmo realize todo o processo junto ao Detran de seu Estado. Agora, se você preza a comodidade, poderá gastar um pouco mais e contratar os serviços de um despachante.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o prazo médio de renovação da CNH é de cinco anos, sendo que após este prazo o motorista tem ainda 30 dias para regularizar sua documentação. É importante lembrar que para motoristas com mais de 65 anos de idade o prazo para renovação é de três anos.

Para renovar a carteira o motorista precisará agendar o atendimento a uma Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), fazer a prova ou curso de Direção Defensiva e Primeiros Socorros – o condutor pode se matricular em um curso de CFC (Centro de Formação de Condutores) ou estudar pelas apostilas disponíveis no site do Detran –, realizar o exame médico e pagar a taxa de emissão.

Já as permissões para dirigir devem ser renovadas após um ano, lembrando que neste caso não é preciso pagar a taxa de expedição do documento determinada pelo Detran.

Caso o motorista não queira agilizar o processo de renovação da CNH, no Estado de São Paulo é possível recorrer aos postos do Poupatempo, em geral, mais eficazes no atendimento.

Documentação
O motorista que procurar tanto o Detran, como o Poupatempo, deverá portar a seguinte documentação (original e cópia): documento de identidade, CPF, CNH, comprovante de pagamento da taxa de renovação, protocolo de agendamento e comprovante de residência.

 

Tudo sobre:  CNH   Carros  

Contato