Em educacao / guias

Quais as categorias de habilitação?

Existem 5 categorias: A, B, C, D e E. Categoria B é a mais comum, já que permite conduzir veículos de passeio com peso inferior a 3.500 kg

Ao dar início a todos os procedimentos necessários para a obtenção de carteira de habilitação o candidato estará automaticamente se habilitando para a categoria B, destinada a motoristas que usam carro de passeio, sendo permitido dirigir veículos cuja lotação não exceda a oito pessoas, fora o motorista, ou suporte peso bruto de até 3.500 Kg, conforme estabelece o Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Para o seu conhecimento, a categoria A de habilitação inclui apenas os veículos motorizados de duas ou três rodas.

Existem ainda outras três categorias: C, D e E. Contudo, o candidato deve obedecer a alguns pré-requisitos para conseguir se habilitar nestas. Abaixo explicamos a diferença entre cada uma destas categorias:

  • C: para conduzir veículos motorizados, com peso superior a 3.500 kg, que seja utilizado em transporte de carga;

  • D: para conduzir veículos motorizados, com lotação superior a oito lugares, exceto o do motorista, destinado ao transporte de passageiros como microônibus e vans, por exemplo;

  • E: para conduzir veículos articulados como trailler, reboque e semi-reboque, ou veículos com unidades de tração e de carga separadas, com 6.000 Kg ou mais de peso bruto total, ou ainda com lotação superior a oito lugares.

Convém destacar que para se habilitar na categoria C é preciso comprovar habilitação de um ano na categoria B. Além disto, o histórico do motorista nos últimos doze meses deve ser exemplar. Isto é, não pode ter recebido nenhuma multa grave ou gravíssima, ou ser reincidente em alguma infração média.

Já para se habilitar na categoria D é preciso ser maior de 21 anos e estar habilitado no mínimo há dois anos na categoria B ou há um ano na categoria C. A habilitação na categoria E exige habilitação de no mínimo um ano na categoria C. Tanto para categoria D como E o condutor deve manter o mesmo histórico exigido para quem deseja se habilitar na categoria C, que acabamos de discutir. O último requisito é a exigência da aprovação em curso especializado e em curso de treinamento de prática veicular em situação de risco.

Finalmente, após se decidir pela categoria que irá habilitar-se, é hora de procurar o Detran de sua região, pois além de ser preciso pagar por esta mudança ou inclusão, o motorista será submetido a uma avaliação prática com um veículo semelhante ao que pretende conduzir. As auto-escolas oferecem aulas práticas aos candidatos para a realização destes testes.

 

Contato