Conteúdo editorial apoiado por

Seguro de carro: quais fatores determinam o valor das parcelas?

Condições do veículo, marca, ano de fabricação, região de tráfego e garagem, perfil do motorista, valor da cobertura, franquia etc

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Ao contratar um seguro para automóvel, muitas dúvidas surgem na cabeça do consumidor. Além de não compreender bem os termos usados pelo mercado e algumas cláusulas do contrato, você não entende porque o seguro da sua vizinha, que tem um carro bem parecido com o seu, é bem mais barato.

Isso porque, na hora de calcular o valor do prêmio do seguro, as empresas consideram vários pontos, como as condições do veículo, a marca, o ano de fabricação, a região de tráfego e garagem, o perfil do motorista, o valor da cobertura e a franquia.

Cálculo dos custos
Em primeiro lugar, as seguradoras consideram a marca do veículo para determinar o valor anual do seguro. Isso porque as marcas mais visadas pelos ladrões oferecem maior risco, implicando em prêmios mais altos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já a relação do ano de fabricação com o seguro é a seguinte: os veículos mais novos custam mais para serem repostos, por isso, seu seguro é mais caro. Entretanto, automóveis muito velhos não são aceitos pelas seguradoras, pois o desgaste das peças os tornam mais sujeitos a riscos.

Segurança
O local onde o veículo fica estacionado também é um ponto determinante no preço do seguro, isso porque, um carro que fica na garagem tem menos chances de ser roubado do que um que permanece muito tempo estacionado na rua.

A região em que o veículo transita a maior parte do tempo também pode baratear ou encarecer o seguro, uma vez que as empresas avaliam os riscos de roubo e de acidente de cada região da cidade.

Continua depois da publicidade

Perfil do motorista
Além do histórico de acidentes do condutor, as seguradoras também analisam o sexo e a idade de quem dirige o carro. Além disso, o valor da cobertura também conta no cálculo do prêmio: quanto maior ela for, mais caro será o seguro.

Cobertura e franquia
Outro fator que infuencia é o valor da cobertura contratada: quanto maior ela for, maior o custo do seu seguro. Afinal, o risco financeiro para a seguradora é mais alto.

Já o valor da franquia (quantia que segurado deve pagar para ter direito à indenização) se comporta de forma inversa: quanto maior ela for, menor o custo do seguro. Afinal, uma franquia elevada significa que o segurado está assumindo mais risco para si, e repassando uma parcela menor para a seguradora.