Em educacao / guias

Princípio 80/20: que tal utilizá-lo na gestão do seu tempo?

Proporção, criada apenas para estabelecer uma referência, indica que 80% dos resultados se relacionam a 20% dos esforços

SÃO PAULO - Você já sentiu que, ao tentar conciliar os diversos compromissos e pendências da sua agenda, acabou fazendo um esforço enorme e não teve resultado à altura?

Pois bem, essa sensação frustrante pode ser relacionada ao princípio 80/20, estudo bastante antigo, mas que se adapta à realidade atual e pode ajudá-lo na condução do seu dia.

Muito esforço, pouco resultado
O principio 80/20 foi criado pelo economista italiano Vilfredo Pareto há mais de cem anos. De acordo com este estudo, existe um forte desequilíbrio entre ações e objetivos alcançados.

A proporção, criada apenas para estabelecer uma referência, indica que 80% dos resultados que atingimos se relacionam a 20% dos nossos esforços. Se você parar para pensar, isso significa que algumas ações específicas e estratégicas nos dão um retorno muito maior do que outras.

A dificuldade, e o "pulo do gato", entretanto, está em identificar, em seu dia-a-dia, quais as ações que merecem sua prioridade, e que proporcionam maiores resultados.

Repare que, no dia-a-dia, é bastante comum acabar dispensando energia e tempo em ações secundárias que "atolam" sua agenda, projetos que o deixam estressado, mas que nem sempre lhe garantem bom retorno. Observe isso com cautela e, com base nessa teoria, experimente redirecionar esforços.

Outras aplicações do 80/20
Observe sua carteira de clientes. Verifique quais são aqueles que respondem pela maior receita.

Você pode apreciar, neste caso, mais uma aplicação do conceito 80/20: não é difícil sua equipe se dedicar a um cliente exigente, que demanda muito tempo de trabalho em função dos "detalhes" que impõe, quando possui uma participação mínima no faturamento da empresa.

Por outro lado, o cliente maior, que lhe garante a segurança financeira no fim do mês, passa praticamente anônimo, o que é um perigo: mais uma razão prática de que se deve dedicar foco ao que realmente interessa!

Especialistas em administração de empresas costumam utilizar o conceito de Pareto para exemplificar que 80% das vendas estão relacionadas a 20% dos produtos; 80% dos lucros estão relacionados a 20% dos clientes; 80% dos resultados são obtidos por 20% dos funcionários.

 

Contato