Como os bancos avaliam os pedidos de crédito?

Além do cadastro e viabilidade da empresa, os bancos analisam as garantias oferecidas e verificam se a operação atende aos critérios exigidos

Equipe InfoMoney

Publicidade

Se você já decidiu que precisa levantar um financiamento, vale a pena entender como os bancos tomam a decisão de emprestar ou não dinheiro para uma determinada empresa. De maneira simplificada, pode ser dito que, antes de aprovar (ou recusar) um pedido de financiamento, os bancos levam em consideração as seguintes variáveis:

O projeto de viabilidade econômica tem como objetivo acessar a capacidade da empresa de arcar com o pagamento dos encargos oriundos do empréstimo que ela pretende levantar. É nesta área que a adoção de mecanismos de gestão eficientes pode ajudar na obtenção do crédito.

A adoção de bons controles financeiros permite que o banco tenha um melhor entendimento do negócio e, conseqüentemente, uma menor percepção de risco do negócio, o que contribui para a liberação mais rápida dos recursos. Ser capaz de apresentar garantias, ou avais, também pode fazer a diferença na hora de pedir dinheiro emprestado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Existem várias coisas que você pode fazer para aumentar as suas chances de sucesso ao pedir um empréstimo. Mas, talvez uma das mais importantes seja convencer a instituição financeira que você, enquanto empresário, é um “bom risco”. Demonstrar boa capacidade de gestão das suas próprias finanças é, sem dúvida, um bom sinal, assim ter um bom histórico de crédito pessoal e contar com aplicações financeiras são pontos positivos.

Se for rejeitado, procure entender o porquê
Mas, se mesmo assim, você tiver seu pedido rejeitado, não desanime. Ao invés disso, fale com o gerente do banco e procure entender as razões desta decisão. Muitas vezes são pontos que podem ser resolvidos. Se não souber como proceder, procure ajuda junto a entidades especializadas como o Sebrae. Muitas faculdades de Administração de Empresas e Contabilidade também oferecem, por meio de empresas juniores, serviço de orientação para pequenos empresários.

Por último, lembre-se: os bancos têm todo o interesse de emprestar dinheiro aos empresários; isso é parte do negócio deles. Sua missão é demonstrar que não estão correndo riscos excessivos ao emprestar dinheiro para a sua empresa e você.