Em educacao / guias

Diferencial: encontrar o seu irá ajudá-lo na busca pelo novo emprego

Procura por oportunidade de trabalho não pode se resumir à elaboração de um bom currículo e em responder a anúncios

SÃO PAULO - A busca por uma oportunidade de trabalho é sempre motivo de muita ansiedade. Entretanto, trata-se de uma tarefa que merece estratégia especial. E nesta busca, o fato de enviar 100 currículos por semana em resposta aos anúncios apurados não significa muita coisa.

Diante da disputa acirrada no mercado de trabalho, pense e responda: quais das suas características farão a diferença dentro de um processo seletivo?

Ganhe confiança
Identificar estes pontos fortes é fundamental para ganhar segurança antes de disputar uma vaga. E lembre-se: existem outras formas de conquistar uma boa oportunidade.

Sem falsa modéstia ou grandes exageros, faça uma lista de suas habilidades (aptidão para a escrita, desenho, computação gráfica etc), seus conhecimentos (idiomas, cursos de especialização etc) e suas características positivas (espírito de equipe, liderança, iniciativa, entre outros).

Analise muito bem estes pontos e assuma-os para valer. Lembre-se: humildade demais não irá levá-lo a lugar algum, quando se trata de mostrar o melhor de você!

Rede de contatos
Mais fortalecido e seguro, é hora do networking. Comece pelas pessoas mais íntimas: parentes e amigos. Depois, passe para os antigos colegas de trabalho, de faculdade ou para os "conhecidos".

O importante é estabelecer uma verdadeira rede de contatos que lhe ajudarão a abrir novas oportunidades. Faça uso desta excelente ferramenta de comunicação...e de contratação!

Contatos por e-mail
Elabore também uma pesquisa (com a internet, isso ficou muito mais fácil) com as empresas fortes na sua área de atuação. Porém, na hora de enviar seu currículo aleatoriamente, cuidado!

Opte por encaminhar um resumo de suas atividades. Algo bem objetivo e pouco detalhado. Dê liberdade à empresa: caso tenha interesse, ela entrará em contato para obter outras informações. Afinal, ninguém quer perder tempo lendo longos e-mails.

Escolha suas palavras também ao encaminhar uma carta de resposta a um anúncio, junto com seu currículo. Qualquer erro, por menor que seja, pode ser suficiente para queimar sua oportunidade.

Na hora da entrevista
Todo o processo anterior deve tê-lo preparado melhor para responder sobre você, de forma coerente e segura.

Convencido de seu potencial, terá mais sucesso para passar esta informação adiante. É assim que funciona! Seja direto e procure responder intimamente a uma pergunta: em que minha contratação agregaria valor a esta empresa? Qual o meu diferencial?

Terminada esta etapa? Atenção: mesmo que esteja praticamente contratado, ainda faltará conversar sobre o salário, assunto que exige um bom grau de negociação. Seja claro e firme em seus argumentos, e não se sinta inseguro por buscar o melhor. Afinal, é do seu futuro que estamos falando.

 

Contato