Em educacao / guias

CETIP: conheça mais sobre a custódia e liquidação de títulos privados

CETIP é responsável por liquidação e custódia, entre outros, do CDB e CDI; taxa CDI Over é calculada pela empresa

SÃO PAULO - Se no mercado de ações a custódia e liquidação é realizada pela CBLC, no caso de títulos privados, como CDB, CDI e letras de câmbio, esta tarefa cabe à CETIP, ou Central de Custódia e Liquidação de Títulos Privados. A empresa, criada em março de 1986 pelas instituições financeiras e pelo Banco Central, tem como objetivo trazer mais segurança e agilidade às operações do mercado financeiro brasileiro.

A CETIP tem atualmente cerca de 4.800 participantes, entre bancos, corretoras, distribuidoras, demais instituições financeiras, empresas de leasing, fundos de investimento e pessoas jurídicas não financeiras, tais como seguradoras e fundos de pensão. Como principais serviços, a CETIP oferece serviços integrados de custódia, negociação eletrônica, registro de negócios e liquidação financeira.

Custódia
A CETIP efetua a custódia de títulos e valores mobiliários de emissão privada, derivativos, títulos emitidos por estados e municípios, ativos utilizados como moeda de privatização e outros títulos de emissão do Tesouro Nacional. A custódia é escritural, feita através do registro eletrônico na conta aberta em nome do titular, onde são depositados os ativos por ele adquiridos.

Para quem não conhece, custódia nada mais é do que a guarda de títulos e valores mobiliários. Isso significa que o investidor não precisa ter posse dos títulos, com instituições como a CETIP garantindo que estes ativos existem e que estão registrados em nome do legítimo proprietário.

Liquidação Financeira
Toda transação envolvendo compra ou venda de ativos financeiros tem que necessariamente passar pela liquidação, ou seja, a etapa do processo quando dinheiro e ativo negociado trocam de proprietário.

O serviço de liquidação financeira da CETIP é um dos mais completos do país. O conceito adotado pela empresa protege os participantes contra eventuais falhas na entrega dos títulos ou no pagamento. A sua adoção assegura a finalização das operações somente se os títulos estiverem efetivamente disponíveis na posição do vendedor e os recursos relativos a seu pagamento forem disponibilizados pelo comprador.

Outros serviços
Outro serviço oferecido pela CETIP é a Plataforma de Negociação. O serviço foi desenhado para realizar diversas operações online, como a negociação de títulos de renda fixa (públicos e privados) e valores mobiliários, a cotação eletrônica e leilões de colocação primária ou de negociação no mercado secundário.

Pouca gente sabe, mas é a CETIP que divulga a taxa CDI Over. Esta taxa, calculada como a média das operações de um dia do mercado interbancário, serve como uma das principais taxas de referência do mercado brasileiro. Considerando o mercado de renda fixa, boa parte das aplicações deste mercado tem sua rentabilidade comparada com o CDI.

 

Contato