CETIP: conheça mais sobre a custódia e liquidação de títulos privados

CETIP é responsável por liquidação e custódia, entre outros, do CDB e CDI; taxa CDI Over é calculada pela empresa

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Se no mercado de ações a custódia e liquidação é realizada pela CBLC, no caso de títulos privados, como CDB, CDI e letras de câmbio, esta tarefa cabe à CETIP, ou Central de Custódia e Liquidação de Títulos Privados. A empresa, criada em março de 1986 pelas instituições financeiras e pelo Banco Central, tem como objetivo trazer mais segurança e agilidade às operações do mercado financeiro brasileiro.

A CETIP tem atualmente cerca de 4.800 participantes, entre bancos, corretoras, distribuidoras, demais instituições financeiras, empresas de leasing, fundos de investimento e pessoas jurídicas não financeiras, tais como seguradoras e fundos de pensão. Como principais serviços, a CETIP oferece serviços integrados de custódia, negociação eletrônica, registro de negócios e liquidação financeira.

Custódia
A CETIP efetua a custódia de títulos e valores mobiliários de emissão privada, derivativos, títulos emitidos por estados e municípios, ativos utilizados como moeda de privatização e outros títulos de emissão do Tesouro Nacional. A custódia é escritural, feita através do registro eletrônico na conta aberta em nome do titular, onde são depositados os ativos por ele adquiridos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para quem não conhece, custódia nada mais é do que a guarda de títulos e valores mobiliários. Isso significa que o investidor não precisa ter posse dos títulos, com instituições como a CETIP garantindo que estes ativos existem e que estão registrados em nome do legítimo proprietário.

Liquidação Financeira
Toda transação envolvendo compra ou venda de ativos financeiros tem que necessariamente passar pela liquidação, ou seja, a etapa do processo quando dinheiro e ativo negociado trocam de proprietário.

O serviço de liquidação financeira da CETIP é um dos mais completos do país. O conceito adotado pela empresa protege os participantes contra eventuais falhas na entrega dos títulos ou no pagamento. A sua adoção assegura a finalização das operações somente se os títulos estiverem efetivamente disponíveis na posição do vendedor e os recursos relativos a seu pagamento forem disponibilizados pelo comprador.

Continua depois da publicidade

Outros serviços
Outro serviço oferecido pela CETIP é a Plataforma de Negociação. O serviço foi desenhado para realizar diversas operações online, como a negociação de títulos de renda fixa (públicos e privados) e valores mobiliários, a cotação eletrônica e leilões de colocação primária ou de negociação no mercado secundário.

Pouca gente sabe, mas é a CETIP que divulga a taxa CDI Over. Esta taxa, calculada como a média das operações de um dia do mercado interbancário, serve como uma das principais taxas de referência do mercado brasileiro. Considerando o mercado de renda fixa, boa parte das aplicações deste mercado tem sua rentabilidade comparada com o CDI.