After Market: possibilidade de realizar negócios com ações no início da noite

Bovespa permite ao investidor operar no mercado de ações mesmo depois do encerramento do pregão regular

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Embora alguns investidores não saibam, é possível realizar operações na Bovespa mesmo após o encerramento do pregão regular, que tem início, nos meses de verão, as 11h00 e se encerra as 18h00. Isto acontece no After Market, período em que a negociação de ações é permitida no horário noturno.

Dirigidas por ordem e fechadas através do Mega Bolsa – o sistema eletrônico de negociação da Bovespa – as ordens enviadas neste período possuem um limite de R$ 100 mil por investidor. Além disso, os preços das ordens enviadas durante o After Market não podem exceder a variação máxima positiva ou negativa de 2% em relação ao preço de fechamento do pregão regular.

Pregão noturno começa às 18h30 e se encerra às 19h30
Nos meses em que a Bovespa encerra seu pregão regular as 18h00, o After Market tem início as 18h30 e, até as 18h45, tem-se a fase de pré-abertura, na qual será permitido o cancelamento das ofertas registradas no período regular de negociação. A partir desse horário até as 19h30 acontece a fase de negociação. Vale lembrar que, nos meses quando o pregão regular se encerra as 17h00, este cronograma é antecipado em uma hora.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na fase de negociação são permitidas ordens simples, como compra ou venda, negócios diretos, ou mesmo outros tipos de ordens, como a “ordem a mercado”, ou ordens de execução ou cancelamento. No entanto, é importante ressaltar que existe a possibilidade da execução parcial das ordens.

Assim, as ordens do pregão diurno que restarem no sistema da Bovespa e que não tiverem sido canceladas, permanecerão ativas durante o After Market. No entanto, elas estarão sujeitas aos limites de negociação citados anteriormente, de forma que o sistema as rejeitará automaticamente caso os limites sejam ultrapassados.

Informações ficam disponíveis no dia seguinte
Outro ponto importante é que todas as variações de preço do próximo pregão regular serão calculadas com base nos preços de fechamentos registrados durante o pregão regular do dia anterior, sendo que os negócios fechados no período After Market deverão ser registrados no próprio dia de negociação, obedecendo ao ciclo de liquidação deste dia.

Continua depois da publicidade

Vale lembrar que as operações efetuadas após o período regular de negociações não estarão presentes no Boletim Diário de Informação da Bovespa e, mesmo após o encerramento do After Market, não haverá a divulgação de novo boletim de informações. Além disso, no período do After Market os índices da Bovespa não são calculados.

Sendo assim, para que o investidor obtenha as informações do After Market, a Bovespa informará em seu site e no Boletim Diário de Informações do dia seguinte as operações concluídas no After Market do dia anterior.

Modelo difundido em outras Bolsas
O modelo de disponibilizar aos investidores a possibilidade de realização de negócios após o pregão regular não é exclusivo da Bovespa. A maioria dos principais mercados acionários internacionais adota este modelo, que traz mais flexibilidade ao mercado e permite uma maior sincronização das bolsas internacionais.

Algumas bolsas, como a norte-americana Nasdaq, por exemplo, disponibilizam também a seus usuários um período de negociação antes da abertura do pregão regular. Isso, somado ao After Hours, denominação do mercado da Nasdaq após o fechamento do pregão regular, amplia o horário de negociação diário da bolsa eletrônica norte-americana em 4 horas.