Em educacao / guias

Contratação: erros de português podem fazê-lo perder a tão sonhada vaga

Hábito da leitura e consciência quanto à importância de estar sempre bem informado são bons instrumentos de combate!

SÃO PAULO - A busca por uma oportunidade de emprego exige do candidato muito jogo de cintura: o cuidado na elaboração do currículo, a maneira como se comunica, a roupa adequada e sua postura são apenas alguns deles.

Existe um quesito que pode ser considerado decisivo pela maioria das empresas, e que nem sempre é valorizado como deveria pelo candidato: seus erros de português.

A próxima vítima pode ser você
O fato de estar cursando a universidade não o deixa imune deste problema. Muitos erros graves de português são cometidos pelos candidatos ao vestibular (e viram motivos de piadas pela internet e alvo de estudo para professores) e pelos estudantes do ensino superior, em processos seletivos.

Por isso, fique de olho na sua afinidade com a Língua Portuguesa e capriche! Não se sinta livre do dever de redigir um bom texto, por estar cursando uma faculdade voltada à área de Exatas, por exemplo.

As empresas hoje buscam profissionais completos, versáteis e capazes de exercer diversas atividades. Portanto, você pode se deparar com a missão de redigir um relatório, enviar uma proposta a um cliente ou mesmo preparar uma apresentação dentro ou fora da companhia.

Teste e entrevista
O cuidado com o português deve ser tomado não apenas na entrevista, mas muito antes disso. O ato de responder a um anúncio publicado no jornal ou na internet já inspira muita atenção.

Para encaminhar seu currículo por e-mail, por exemplo, é indicado redigir uma carta de apresentação. A forma como você preparar essa carta já poderá ser decisiva neste processo seletivo. Portanto, seja objetivo e revise o texto várias vezes.

Esteja ciente da possibilidade de enfrentar alguns testes de redação durante o processo. Nesta hora, contam a seu favor as horas destinadas à leitura, o interesse por novidades da sua área de atuação e a atenção destinada à atualidade, seja em política, economia ou conhecimentos gerais, por meio dos jornais e revistas. Capriche!

 

Contato