Estresse: já parou para pensar por que ele “atacou” você?

As fórmulas para tratá-lo são várias e cabem mesmo aos especialistas; mas o que tem lhe causado tanta preocupação?

Waldeli Azevedo

Publicidade

SÃO PAULO – Que você está estressado, está na cara: noites sem dormir, desânimo logo no início do dia, irritação fora do controle, dor de cabeça e um tremendo bolo no estômago. Pula de um médico para outro: gastro, neuro, clínico geral etc. O diagnóstico é um só: estresse!

As fórmulas para tratá-lo são várias e cabem mesmo aos especialistas. Mas a sugestão é que você pense a respeito: o que tem lhe causado tanta perturbação?

Analise seus passos
A necessidade de conciliar tantos compromissos faz com que você vivencie um verdadeiro caos. A questão é: até que ponto é preciso correr tanto?

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Analise sua agenda e verifique quanto tempo do dia você dedica às atividades que realmente lhe fazem bem. O resultado pode ser assustador, mas não se conforme com ele: você tem condição de mudar. E, quanto ao seu ritmo no trabalho: é realmente necessário passar horas a mais no escritório ou isso se tornou um péssimo hábito?

Respeite seus limites
Pense um pouco mais no seu bem estar e respeite seus limites: isso significa dizer não em alguns momentos, tanto em casa quanto no trabalho.

Recusar-se a certas situações exigirá esforço da sua parte. Em muitos momentos, você acaba cobrando muito mais de si do que seu chefe, seus funcionários ou sua família. Portanto, a “luta” é com você, com padrões antigos e com uma rotina que já tomou conta do seu cotidiano.

Continua depois da publicidade

Experimente mudar pequenos hábitos e assumir uma nova postura. No futuro se sentirá mais leve e satisfeito, por conseguir expor melhor suas necessidades e sua opinião.

Aproveite o período
As férias podem ser um bom momento para “reformular” o seu pequeno caos. O trânsito parece melhor, o contato com a família e com amigos se torna mais fácil e, em razão do intervalo do período letivo, o ritmo tende a diminuir um pouco.

Aproveite então para iniciar uma atividade física. Coloque a vida cultural em dia, indo ao cinema, ao teatro ou se dando ao “luxo” de se esticar no sofá para ler um bom livro. Viaje aos fins de semana ou faça passeios alternativos. A dica é: inovar!

Com mais tempo para você, conseguirá analisar melhor sua rotina e terá condições de revisar metas e planejar seu futuro. Afinal, carreira bem-sucedida exige segurança e disposição. Boa sorte!