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Seguros: cuidados que você deve tomar na hora da contratação

Coloque tudo no contrato e não deixe nada de fora; pacotes são opções mais baratas para quem contrata mais de um produto

SÃO PAULO - Se você está pensando em contratar um seguro, seja ele de vida, do seu carro, da sua casa, é importante que a sua escolha não considere apenas os custos financeiros, já que é preciso avaliar outros aspectos, como o tipo de cobertura oferecida.

Parece óbvio, mas a primeira regra ao se escolher um seguro é saber exatamente de que risco você quer se proteger, afinal, é para isso que serve o seguro, não?

Coloque tudo no papel
Em geral, ao fazer um seguro, a maioria das pessoas pede cobertura para "tudo". Mas, como o seguro é um produto bastante individual, é possível que o conceito de tudo que você tem não seja o mesmo que o seu corretor.

Portanto, não deixe de confirmar com seu corretor que vocês dois estão falando a mesma coisa. Mas, não se contente com uma promessa verbal, certifique-se de que "tudo" está no papel, ou seja, no contrato, para evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Avalie o custo benefício
Preocupado em reduzir o custo da apólice e torná-la mais atrativa, muitas vezes o corretor opta por excluir algumas coberturas, por acreditar que não sejam do seu interesse.

Avalie com cuidado esta decisão, pois às vezes a economia que você faz com a mensalidade não compensa os custos que terá de arcar caso venha a precisar da cobertura em questão.

Perfil é importante
Ao contratar um seguro você transfere o risco financeiro que iria ter para a seguradora, que em troca do recebimento do pagamento do seu prêmio se dispõe a correr este risco por você. Diante disso, não é difícil de entender que, quanto maior for o risco do evento do qual você quer se proteger vir a acontecer, maior será o custo da sua apólice.

É para isso que existe o perfil do segurado. Pequenas mudanças no perfil de risco do segurado podem fazer muita diferença com relação ao custo do serviço, pois o cálculo do valor é feito com base no risco analisado. Seja transparente ao responder as perguntas do perfil, pois ao omitir informações importantes você pode contribuir para aumentar a percepção de risco.

Pacotes são mais baratos
Apesar de ainda não serem muito comuns no Brasil, algumas empresas já trabalham com produtos em pacote, permitindo descontos bastante atrativos para o consumidor final.

Ao integrar de forma mais eficiente todas as informações sobre o cliente, a seguradora consegue reduzir o risco do pacote como um todo. E, à medida que o risco de sinistro diminui a seguradora consegue reduzir o custo da apólice e, consequentemente, o impacto no seu orçamento.

Compare os custos
Sempre que for contratar um seguro não deixe de pesquisar preços e benefícios de pelo menos três empresas, pois as diferenças de preço podem ser enormes. Muitas seguradoras passaram a considerar o perfil de risco do segurado para determinar o custo do seguro há pouco tempo, e isso pode reduzir significativamente o custo da apólice.

Atualmente, as seguradoras estão cada vez mais atentas a todos os tipos de risco que podem aumentar a chance de haver uma ocorrência (ex. localização da residência, garagem privativa ou não etc.). Não se esqueça de se informar sobre os benefícios oferecidos. Algumas seguradoras oferecem seguro para o caso de você perder o emprego. Quando isso acontece os prêmios da outra apólice serão quitados e você não corre o risco de perder o direito à indenização!

Checando credenciais
Por último, vale a pena ressaltar a importância de verificar se o corretor está habilitado a operar no mercado, se é sindicalizado, quanto tempo está no ramo e para que seguradoras ele trabalhou antes de se tornar autônomo.

Feito isso, informe-se sobre a empresa que ele está recomendando e verifique se ela está habilitada pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) para atuar no mercado de seguros. Já é possível consultar a situação financeira das seguradoras através do site da SUSEP, outra possibilidade é consultar o Cadastro de Reclamações do Procon, verificando como a empresa se comporta no caso de reclamações.

 

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