Em educacao / guias

Curso de férias: procure conhecer melhor a profissão que você escolheu

Programe-se! O momento pode ser uma ótima oportunidade para que você dê os primeiros passos em sua carreira

SÃO PAULO - Trabalhos, provas, livros, pesquisas. Esta é sua rotina durante as aulas, certo? E que tal começar a pensar nas próximas férias?

Além do justificado descanso, as férias podem ser uma boa hora para você se organizar e pensar em seu futuro. Você já está decidido quanto à carreira que irá seguir?

Busca de informações
Falando nisso, pense a respeito e responda: o que você sabe sobre sua futura carreira? Acredita realmente que estas informações são suficientes para tomar uma boa decisão?

A idéia aqui é justamente colocá-lo em dúvida. Isso porque é muito importante lembrar que, ao optar por uma profissão, deve-se ter consciência de que se trata de um grande investimento: de tempo, dinheiro e energia. Além disso, é o seu futuro que está em jogo. Você consegue se imaginar, daqui a alguns anos, realizando esta mesma tarefa que está escolhendo agora?

Muitas vezes esta escolha é condicionada a modismos e opiniões de terceiros (sejam estes amigos, familiares ou até mesmo personalidades que admiramos à distância). E isto não deve ser suficiente, assim como a iniciativa de escolher a profissão que remunera melhor também é uma tremenda encrenca.

Conheça melhor sua profissão
Para evitar um desagradável equívoco que pode bagunçar, e muito, o seu futuro, que tal utilizar uma parte do seu tempo livre para conhecer melhor esta tão sonhada carreira?

A tarefa não é nada complicada. Basta que você pesquise o nome de alguns profissionais da área escolhida e mantenha contato com eles, por e-mail ou telefone. Dependendo da sua primeira conversa, poderá até mesmo conseguir uma "entrevista" onde você terá a chance, pessoalmente, de observar o trabalho desenvolvido e conhecer mais detalhes a respeito.

Neste caminho, a pessoa em questão poderá lhe traçar um verdadeiro panorama da profissão: como é sua rotina, seu modo de vida (até mesmo no aspecto financeiro), vantagens e desvantagens da área escolhida e detalhes quanto ao ambiente de trabalho.

Vale lembrar que é interessante ouvir vários profissionais. Afinal, seu entrevistado pode estar extremamente motivado no dia em que conversar com você ou então muito descontente, e isto não deverá pesar tanto assim em sua decisão.

Vivencie a carreira
Será muito interessante o contato direto com a profissão. Isto significa permanecer algumas horas ao lado do profissional, observando de perto o seu trabalho. A tarefa pode parecer cansativa, mas é muito valiosa.

Vamos a um exemplo: você sonha em cursar odontologia. Já pensou realmente nos prós e contras? Negocie com o seu dentista sua permanência no consultório dele por algumas horas por dia. Tente esta rotina por uma semana. Como se sentirá ouvindo aquele barulho de motorzinho o dia todo? Lida bem com crianças que têm verdadeiro pânico da anestesia? Qual a sua habilidade em lidar com pessoas ansiosas?

Estes são só alguns dos pontos a serem observados. Muitas vezes uma carreira parece até poética, mas a realidade apresentada no dia a dia é bem outra. Portanto, busque o máximo de informações que puder, para não se arrepender depois. E lembre-se: o interesse maior é seu. Portanto, vá á luta!

 

Contato