Quando os juros do cartão podem subir?

Desde que previsto no contrato de adesão, operadora pode elevar juros por várias razões; daí a importância de ler o documento com muita atenção

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Quem já não se deixou seduzir pela comodidade do pagamento em dinheiro de plástico? O grande problema é que, se você não souber planejar seus gastos, esta comodidade pode custar caro.

Apesar de ser forte o crescimento do número de cartões, muitas pessoas ainda não entendem efetivamente as regras de funcionamento desta modalidade de crédito. Um item de grande importância, e que poucas pessoas efetivamente sabem como funciona, é o reajuste da taxa de juro cobrada.

Contrato estabelece situações
A melhor forma de saber em quais situações as taxas de juros do seu cartão podem ser alteradas é, sem dúvida, ler o contrato de adesão. Todas as possíveis causas para uma revisão dos juros devem estar mencionadas no contrato, e é exatamente por isso que se deve dedicar algum tempo à sua leitura.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mais ainda, como previsto pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), não são aceitos abusos nos contratos, que devem ser escritos de maneira clara e de fácil entendimento. Em caso de alteração na taxa de juro cobrada, o consumidor também deve ser notificado. O problema é que, muitas vezes, a notificação vem “escondida” na fatura, e a pessoa sequer se dá conta da alteração. Abaixo listamos algumas das razões que podem levar os juros do seu cartão a subir:

Qualquer que seja a razão pela qual o juro do seu cartão subiu, saiba que o Código de Defesa do Consumidor existe para protegê-lo e que, caso julgue que houve abuso, você tem todo o direito de pedir explicação para o ocorrido. O direito à informação está previsto no parágrafo III do artigo 6º do Capítulo de Direitos Básicos do Consumidor do CDC.

Por sua vez, o capítulo VI do referido Código estabelece as regras de elaboração de contratos, sendo que o artigo 51 do referido capítulo prevê a nulidade das chamadas cláusulas abusivas.