Em educacao / guias

Em busca de uma melhor estratégia de saída? Conheça o HiLo Activator

Utilizado por diversos traders, trailing stop fornece regras práticas de entrada, saída e mudança de posição

SÃO PAULO - Quando o trader está posicionado em uma operação e o papel evolui conforme sua expectativa, certamente uma dúvida já pairou sua mente: já é hora de realizar os lucros ou vou segurar mais a posição? Tecnicamente falando – utilizo um stop gain?

Este dilema perturba desde iniciantes até os mais experientes no mercado, que podem escolher no mínimo dois caminhos: usar como referência pontos de reversão gráfica (resistências, suportes, canais, linhas de tendência, candlesticks, padrões gráficos) ou um Trailing Stop (seguidor de preço).

Talvez com esta mesma dúvida ao finalizar sua metodologia, Robert Krausz, húngaro que ganhou fama por suas operações no mercado futuro norte-americano, em 1998 publicou na consagrada Stocks & Commodities Magazine um setup utilizando como referência de ponto de saída, o Gann HiLo Activator, ou simplesmente HiLo Activator. Foi quando Krausz, definitivamente, ganhou a atenção do mercado.

Plano completo
Adepto das técnicas implementadas por Willian Delbert Gann e pelos métodos que envolviam os números de Fibonacci, Krausz criou um sistema de operação que batizou como New Gann Swing Chartist Plan, melhor explicado em seu livro W. D. Gann Treasure Discovered: Simple Trading Plans for Stocks & Commodities.

Nesta obra, o trader apresenta um plano de operação para mercados em tendência, baseado em dois osciladores para identificar a direção do mercado (Gann Trend Oscillator) e o momentum (Gann Swing Oscillator), suportes e resistências, pontos de entrada e de saída (Gann HiLo Activator), além de técnicas de Money Management.

Pouco tempo mais tarde, no segundo volume do Fibonacci Trader Journal, criado pelo próprio Krausz para divulgar seus estudos, o trader apresentou o uso do HiLo Activator junto ao DFC (Dynamic Fibonacci Channels), banda utilizada para delimitar os suportes e resistências do mercado.

HiLo Activator
Dentro da metodologia desenvolvida por Krausz, o HiLo Activator é a ferramenta que definirá o ponto de entrada da operação, ao mesmo tempo em que é um Trailing Stop. Ele é calculado a partir da média das altas (topo diário) ou quedas (mínima diária) do mercado, a depender da tendência gráfica.

Tratando-se de uma operação comprada, o HiLo Activator será definido pela soma dos últimos três fundos (3 períodos) marcados, e posteriormente divide-se o número por três. O resultado é plotado no gráfico por uma linha horizontal. Caso o ativo feche abaixo do HiLo, o stop loss da operação será acionado.

“O HiLo é então utilizado para calcular os valores de suporte e resistência, como para implementar regras práticas de entrada, saída e mudança de posição”, resume Wagner Caetano, diretor e analista da Top Traders.

Segundo Caetano, o HiLo Activator pode ser usado em qualquer tempo gráfico, preferencialmente a partir dos 15 minutos, onde os padrões gráficos e candles são mais aparentes e com maior volume. Para entender melhor a dinâmica do oscilador, Caetano apresenta um exemplo com os papéis preferenciais do Itaú Unibanco (ITUB4).

Como se vê, quando está acima dos candles (‘escada’ vermelha), o HiLo Activator serve como Trailing Stop de venda, e quando está abaixo (‘escada’ verde) utiliza-se em operações na ponta da compra. Outra característica do Hilo apontada pelo analista da Top Traders é que o indicador sinaliza onde ocorrerá a reversão do mercado, ou seja, quando há mudança das cores da linha.

Considerações
Na prática, o trader perceberá que o HiLo Activator tem grande utilidade para definir tendência, e sua função de Trailing Stop funcionará com maior eficiência em operações de tendência, em linha com o setup proposto por Robert Krausz.

Entretanto, para realmente constatar sua eficiência, é essencial que o trader utilize as ferramentas de análise estatística para balizar cientificamente sua conclusão. No mais, assim como o ATR (Average True Range), o HiLo Activator é mais uma ferramenta interessante para elaborar uma estratégia de saída mais eficiente e fugir do ruído do mercado.

 

Contato